Notícia

Instalada Frente Parlamentar que irá defender interesses das profissões do Sistema


Lançamento ocorreu no plenário do Confea . Créditos: Marck Castro/Confea

A história da Engenharia, Agronomia e Geociências ganha um novo marco neste 21 de junho de 2023, dia em que parlamentares e lideranças de 27 Creas lotaram o plenário do Confea para o lançamento da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. Presidido por uma mulher, a deputada e engenheira agrônoma Marussa Boldrin (MDB-GO), o novo colegiado conta com 218 deputados e 22 senadores.

Abertura dos trabalhos (da dir. p/ esq.): presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira; deputado Leônidas Cristino (PDT-CE); presidente Joel Krüger; deputada Marussa Boldrin; deputado Helder Salomão; e presidente da Mútua, Francisco Almeida

Agradecendo a presença das autoridades, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, definiu a instalação da Frente Parlamentar como uma demonstração de reconhecimento, valorização das carreiras e de defesa das prerrogativas profissionais. “Estamos vivenciando um momento histórico pela quantidade de parlamentares que aderiram à Frente. Cerca de 45% do Congresso Nacional aderiu a esse chamado para discutir além das questões internas e corporativas. Nós queremos discutir o campo, a infraestrutura, o trânsito, a conservação das florestas, a mineração, a meteorologia. Queremos discutir as políticas públicas que vão impulsionar o Brasil, discutir tudo que interessa ao país e à população”, disse Krüger.

Discutir políticas públicas na Frente Parlamentar é a meta do Sistema, segundo o presidente Joel Krüger

De iniciativa da deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO), a criação da Frente visa abrir espaços para participação ativa dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências nos debates políticos. “É uma honra para mim, que já fui até voluntária no Crea-GO, hoje estar aqui presidindo a Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. Como profissional, eu reconheço os desafios a serem enfrentados pela nossa categoria; contudo, agora ganhamos voz no parlamento. Temos a oportunidade de representar milhões de profissionais que são responsáveis pela transformação da sociedade. Uma categoria tão diversificada precisa ter sua defesa pautada no Congresso Nacional”, salientou a deputada que é engenheira agrônoma e já atuou como inspetora no Crea-GO, tendo integrado também o movimento Crea Júnior.

Deputada Marussa listou o Salário Mínimo Profissional, o programa Crea Jovem, a institucionalização e reestruturação da Carreira Pública de Infraestrutura e Abastecimento como prioridades da agenda da Frente Parlamentar

Aproximação
Signatário do requerimento de criação do colegiado, o deputado Helder Salomão (PT-ES) incentivou a aproximação entre conselho profissional e legislativo. “O Sistema representa muito para o nosso país porque ele dialoga com o campo e a cidade, com as grandes e médias empresas, com as metrópoles e pequenas cidades de todas as regiões. Onde tem Sistema tem desenvolvimento, qualidade de vida e geração de emprego e renda”, comentou o parlamentar, sinalizando que a agenda legislativa do Sistema irá nortear o debate e a aprovação de propostas no Congresso. 

Deputado Helder Salomão (PT-ES) falou da importância da aproximação entre sistema profissional e legislativo

A senadora Daniela Reinehr (PL-SC), que estará na liderança da Diretoria de Educação e Formação Profissional da Frente, descreveu o movimento “Crea Júnior como iniciativa de sucesso fundamental para a transição dos acadêmicos para o mundo profissional”. Já o deputado e líder da Coordenadoria Temática da Engenharia Civil no colegiado, deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), defendeu a categoria. “Os engenheiros têm papel fundamental no desenvolvimento tecnológico, econômico e social; por isso, a história da Engenharia se confunde com a história da humanidade”, afirmou, ao garantir que irá trabalhar em parceria com a deputada Marussa pelo avanço da infraestrutura nacional. 

Deputado Leônidas Cristino (PDT/CE) irá liderar a Coordenadoria Temática de Engenharia Civil

Parceria
Representando o Colégio de Presidentes do Sistema, o eng. civ. Lamartine Moreira, do Crea-GO, ofereceu suporte técnico ao parlamento. “A Frente terá muitos desafios e estamos à disposição para auxiliar nas demandas, deputada Marussa”, afirmou a liderança, reconhecendo a iniciativa como resultado do esforço do presidente Krüger em prol do fortalecimento das profissões.

Presidente do Crea-GO assegurou apoio dos Creas às demandas da Frente Parlamentar

O presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua), o eng. agr. Francisco Almeida, também pontuou que o presidente Joel está marcando uma era. “Estamos vivendo um dia marcante para o Sistema e tenho certeza de que a partir de hoje – com o nosso envolvimento direto com o Congresso – vamos contribuir para a valorização profissional e para a defesa da sociedade para que assim sejamos ouvidos e possam acolher as nossas propostas”, frisou Almeida. 

Presidente da Mútua assegurou que irá ampliar o diálogo com o Congresso

 

Coordenadorias temáticas

Ainda nesta quarta-feira, foi definida a diretoria executiva e deliberado o regulamento interno da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, que tem a seguinte composição:

Presidente: deputada Marussa Boldrin (MDB/GO)
1° vice-presidente: senador Wilder Morais (PL/GO)
2ª vice-presidente: senadora Soraya Thronicke (União/MS)

Diretoria:
Deputado Hugo Mota (Republicanos/PB) para Diretoria de Organização e Administração Autárquica
Deputada Daniela Reinehr (PL/SC) para Diretoria de Educação e Formação Profissional
Senadora Daniela Ribeiro (PSD/PB) para Diretoria de Relações Exteriores e Acordos Internacionais
Deputado Diego Andrade (PSD/MG) para Diretoria de Relações Institucionais
Deputado Waldemar Oliveira (Avante/PE) para Diretoria de Apoio ao Empreendedorismo e Mercado de Trabalho

Coordenadorias Temáticas do Sistema:
Agronomia (CCEAGRO) – Deputado Pedro Lupion (PP/PR)
Agrimensura (CCEAGRI) – Deputado José Silva (Solidariedade/MG)
Civil (CCEEC) – Deputado Leônidas Cristino (PDT/CE)
Florestal (CCEEF) – Deputado Túlio Gadelha (Rede/PE)
Elétrica (CCEEE) – Senador Eduardo Braga (MDB/AM)
Industrial (CCEEI) – Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP)
Química (CCEEQ) – Silvio Costa Filho (Republicanos/PE)
Segurança do Trabalho (CCEEST) – Deputado Rogério Correia (PT/MG)
Geologia e Minas (CCEGEM) Deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES)
Ética (CNCE) – Deputada Natália Bonavides (PT/RN)
 

Confira a íntegra da solenidade de lançamento da Frente Parlamentar

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: