Notícia

3º Enapar fortalece participação política e avança em pautas estratégicas


Créditos: Arquivo Confea

Em uma semana de intensa agenda legislativa, teve início em Brasília (DF), nesta quinta-feira (22), o 3º Encontro Nacional de Assessoria Parlamentar do Sistema Confea/Crea (Enapar). Na abertura do evento, o coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, ressaltou a evolução das assessorias parlamentares. “A Apar deixou de ser apenas informativa para se tornar proativa, despertando o interesse dos políticos”, analisou.  O assessor parlamentar José Maria Soares destacou o papel fundamental do presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, em fortalecer a estrutura da Apar.

Durante sua apresentação, o assessor parlamentar Walter Bittar destacou os avanços conquistados desde a primeira edição do evento. “Houve uma maior mobilização política e interação entre a Apar e os Creas, além do aumento da relevância institucional, evidenciada por iniciativas como o Café e Política e a Frente Parlamentar em defesa das profissões do Sistema, que reuniu aproximadamente 20 parlamentares ontem na sede do Confea”.

Integrantes da Apar: Walter Bittar, Denise Castro, José Maria e Ranieri

 

No que diz respeito ao gerenciamento de crises, Walter citou o exemplo da mobilização em torno da Medida Provisória 1.040/2021 (PLV 15/2021), na qual foi possível garantir a manutenção do salário mínimo profissional. O assessor José Maria também informou os participantes sobre o andamento do Projeto de Lei 6014/2013, que trata da obrigatoriedade da inspeção periódica em edificações para garantir sua estabilidade, segurança construtiva e manutenção. A proposta visa evitar acidentes, como incêndios e desabamentos, por meio de vistorias especializadas e elaboração de pareceres técnicos.

O evento foi prestigiado pelos conselheiros eng. mec. Genilson Pavão, eng. mec. Jorge Bittencourt, eng. civ. Neemias Barbosa, eng. civ. Carmem Petraglia, eng. agr. Andréa Brondani, pelos presidentes de Crea: eng. civ. Jorge Silveira (Crea-SE), eng. civ. Kita Xavier (Crea-SC), Hugo Mota (Crea-PB) e pela vice-presidente do Crea-PB, eng. civ. Carmem Eleônora.

Sessão solene
Pela manhã, os assessores participaram da sessão solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia  e reuniu diversas lideranças e representantes das profissionais do Sistema na Câmara dos Deputados.

O 3º Enapar, que continua na sexta-feira (23), serve como espaço de discussão e troca de experiências, destacando a importância das assessorias parlamentares no acompanhamento e influência das políticas públicas relacionadas ao Sistema Confea/Crea.

Fernanda Pimentel / Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: