Notícia

Meta batida: 72 unidades amazenadoras de grãos fiscalizadas na região de Erechim


O objetivo principal é garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas. Créditos: Arquivo CREA-RS

Equipe de fiscalização do CREA-RS promoveu nesta semana a Operação Agro + Seguro em Erechim, Getúlio Vargas, Erebango, Estação, Ipiranga, Machadinho, Paulo Bento, Jacutinga, Campinas, Quatro Irmãos, Áurea, Centenário, Carlos Gomes, Maximiliano de Almeida, Paim Filho e São João da Urtiga.

Foram grandes distâncias percorridas pelos agentes fiscais Homero Luis Baldissera, Fabio Luis Demarco, Luis César Flores, Marlos Marchezan Lopes e Everaldo João Daronco e o supervisor Amâncio Renato Nascimento que visitaram 72 unidades de beneficiamento de sementes (UBSs), cooperativas, portos, armazéns e silos, além de armazéns e silos em propriedades rurais privadas, cerealistas e câmaras frias, valorizando as atividades econômicas e os profissionais envolvidos no meio rural.

O objetivo principal é garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geologia, buscando a defesa da segurança da sociedade, fundamentado na ética, proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), existem 93 unidades armazenadoras entre os três municípios. Estimativa da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e a Emater/RS-Ascar, a safra de grãos 2020/2021 registra uma produção de 24,6 mi de toneladas, o Rio Grande do Sul vai colher nesta safra de verão (2020/2021) 59,24% a mais do que na safra anterior (2019/2020).

Dados da BBC News Brasil demonstra que o trabalho em silos está entre as atividades com mais acidentes fatais no país. O mesmo estudo divulga, ainda, que o Rio Grande do Sul está entre os Estados com maior número de acidentes, ficando atrás de Mato Grosso e Paraná. Entre os acidentes mais comuns estão o soterramento que ocorre quando tentam desobstruir o duto caminhando sobre os grãos, podendo causar a morte por asfixia e, também, mortes por intoxicação devido a inalação de gases tóxicos produzidos pela fermentação dos grãos.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: