Homenagem na Alergs celebra 125 anos da Faculdade de Agronomia da UFRGS

Presidente Eng. Nanci Walter prestigiou evento . Créditos: Arquivo CREA-RS

Fundada em 9 de julho de 1898, a marca dos 125 anos de fundação da Faculdade de Agronomia da UFRGS (Fagro) foram celebrados na Assembleia Legislativa do RS na manhã desta quinta-feira. A homenagem ocorreu no Salão Julio de Castilhos e contou com a presença da presidente do CREA-RS, Eng Ambiental Nanci Walter que exaltou a importância da escola, segundo curso mais antigo do Estado, pela excelência na formação de novos profissionais da engenharia agrônoma.

“A agronomia é uma área chave para o desenvolvimento do nosso estado e do país. Por isso, desde o início deste ano, reforçamos a atuação do Conselho dentro da Faculdade, através do CREA JR-RS, entendendo que precisamos auxiliar desde a formação os nossos futuros profissionais”, afirmou a presidente. Atualmente, mais de 13 mil engenheiros agrônomos estão registrados no Estado no Crea gaúcho.

prof. Dr. Carlos Alberto Bissani

Para o diretor da Faculdade de Agronomia, prof. Dr. Carlos Alberto Bissani, o registro da da  data é muito especial para reconhecer a importância da Faculdade, mas também para renovar o compromisso de promover a Agronomia com avanços e sustentabilidade.

“A faculdade está muito presente no nosso dia a dia. Faz parte da nossa vida e continuará fazendo após a formatura”, pontuou Luise Pazutti, estudante do 6º semestre e presidente do diretório acadêmico da Fargo, em sua fala no evento.

Acadêmica Luise Pazutti

A Fagro nasceu na seção do conselho da escola de engenharia. Desde então, ampliou as áreas de formação, com a criação da estação experimental agronômica em 1961,  integração do mestrado, em 1965, e, em 1987, acrescentou o doutorado. No ano de 2010, houve a implementação do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (Cepan/PPG/Agronegócios) e, em 2012, ocorreu a implementação do curso de Zootecnia.

O departamento formou 160 turmas de Agronomia, com cerca de 4 mil diplomados; e 13 turmas de zootecnistas, com aproximadamente 120 diplomados. Na pós-gradução já são 3.150 profissionais, sendo 2.300 mestres; e 850 doutores

Agronomia do Ufrgs é segunda mais antiga do RS

Com informações da Fargo