Eleição conselheiro federal representante das Instituições de Ensino Superior do Grupo Engenharia

Os representantes das instituições de ensino superior são eleitos por maioria absoluta de votos em assembleia de delegados designados pelas respectivas IES. Atualmente, os grupos e modalidades para representação no plenário do Confea até 2031 estão definidos pela Decisão Plenária nº PL-2320/2019.

O Plenário do Confea, por meio da Decisão Plenária nº PL-1869/2023, aprovou o Calendário Eleitoral para as Eleições de Conselheiro Federal e seu suplente, representantes das Instituições de Ensino Superior do Grupo Engenharia, fixando o dia 17 de novembro de 2023 para a realização da eleição, de forma virtual, do período de 8h às 19h, observado o horário de Brasília (DF), sendo que o conselheiro eleito, e seu suplente, terão mandato de 1º/01/2024 a 31/12/2026.

O último dia para apresentação do requerimento de registro de candidatura é 18 de agosto de 2023, e as IES tem até o dia 18 de outubro de 2023 para o credenciamento de um delegado eleitor, mediante o encaminhamento para o email oficial da Comissão Eleitoral Federal (cef@confea.org.br).

Cada instituição de ensino superior registrada no Crea e homologada pelo Confea, terá direito a apenas um voto, independentemente do número de cursos que ministre. E, ainda, um profissional não poderá representar, como delegado eleitor, mais de uma instituição de ensino superior.

Destacamos que a votação para escolha de Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior no exercício de 2023, será realizada, integralmente, de forma eletrônica, sem custos para os delegados eleitores, ou para a IES, pois a votação será realizada através do site www.votaconfea.com.br, com login e senha a serem fornecidos ao delegado eleitor, por e-mail e por mensagem do tipo SMS, em data mais próxima à eleição.