28º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis tem recorde de público com profissionais

Representantes do CREA-RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre os dias 19 e 21/07, o 28º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, reuniu engenheiros de todo o país. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), com correalização da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE) e da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Espírito Santo (Abenc-ES), contando com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua). O Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) esteve representanda por uma comitiva de conselheiros.

Na abertura do encontro, o conselheiro e 1º vice-presidente do CREA-RS, Engenheiro Civil João Luis Collares, foi homenageado por sua trajetória e contribuição à Engenharia Civil dentro do Sistema Confea/Crea, tendo sido por mais de uma vez coordenador nacional da Especializada da modalidade.

A homenagem foi entregue pelo presidente da Abenc, Eng. Civil Francisco José Ladaga, que destacou o aprendizado com a convivência com o Engenheiro Collares. “Em nome da engenharia civil e da Abenc eu gostaria de te agradecer! Parabéns pela tua incansável luta pela nossa profissão”, afirmou.

Lisonjeado com a distinção, o Engenheiro Collares agradeceu aos presentes. “A Engenharia Civil somos todos nós, então quando vem uma homenagem dessas, ainda de surpresa, tem um valor muito maior e eu fico muito grato.”

Com recorde de público, o Congresso estreou com 10 minicursos voltados para a área da engenharia, que aconteceram ao longo da manhã e da tarde desta quarta-feira. A abertura do evento — que contou com profissionais de todo o país, presidentes e vice-presidentes de Creas, diretores e presidente de entidades de classe, e autoridades em geral — aconteceu à noite, com a participação dos anfitriões: presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva; presidente da Abenc, engenheiro Francisco Ladaga; Diretor-presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Francisco Almeida e presidente da SEE, engenheiro José Maria Cola dos Santos.

“Esses debates realizados aqui, com certeza, viabilizarão a execução de projetos públicos e privados com maior viabilidade técnica, econômica e social. Estamos nos preparando, investindo na qualificação da mão de obra, em inovações tecnológicas e mudanças de hábitos na realização de serviços e obras, buscando maior produtividade com eficiência e qualidade”, afirmou o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva.

Durante sua fala na abertura, o presidente da Abenc, engenheiro Francisco Ladaga, reforçou a relevância da engenharia civil para o progresso: "O Cbenc vem para demonstrar a força e a competência da engenharia civil. Nós somos a maior profissão do sistema Confea, Crea e Mútua. Precisamos reconhecer quem somos e enxergar nossa importância para o desenvolvimento e para o Sistema em si. Unidos seremos fortes!", afirmou Ladaga.

O engenheiro José Maria Cola dos Santos, presidente da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), afirmou a importância do encontro para o cenário nacional: “estamos reunindo, durante três dias de congresso, profissionais de todo o país para discutir, pensar e criar soluções que possam fortalecer a construção civil não só no Espírito Santo como também no Brasil. Estamos trabalhando para oferecer à sociedade profissionais cada vez mais qualificados”.

O Diretor-presidente da Mútua, Francisco Almeida, reforçou a necessidade de investir em ações que vão acolher e incentivar os profissionais do Sistema: "precisamos inovar, transformar as estratégias e valorizar ainda mais nossos profissionais".

Finalizando o dia de abertura do 28º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis, o engenheiro civil Aldo Doria Matos ministrou a palestra magna com o tema "A Engenharia Civil como Indutora do Desenvolvimento". A programação do evento continua até nesta sexta (22/7) e pode ser conferida no site www.abenc.org.br.