Na Soea, são divulgados os resultados de fiscalização intensiva na Serra

Apresentação dos resultados foi realizada em frente ao estande do Confea/Crea. Créditos: Arquivo CREA-RS

Vinte e dois agentes fiscais do CREA-RS realizaram um Programa de Fiscalização Intensiva na Serra Gaúcha. A ação, concomitante à 70ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), que realizada em Gramado, abrangeu as áreas da construção civil, indústrias moveleiras, fábricas de chocolate, estabelecimentos de saúde, hotéis, pousadas e postos de combustíveis e ocorreu entre os dias 07 e 10 de setembro.
Na tarde desta quarta-feira (11/09), último dia da Semana, o resultado da ação foi divulgada à comunidade de profissionais e estudantes em frente ao estande do Confea e Crea-RS na ExpoSoea, no Centro de Eventos Serra Park. Na ocasião, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, destacou o potencial do trabalho, tendo alcançado em apenas três dias 1066 empreendimentos e 1657 serviços gerados. “Esses números são a demonstração à sociedade do nosso trabalho”, afirmou.
Também estava presente ao ato, o conselheiro federal pelo CREA-MT, Eng. Eletric. Marcos Vinicius Santiago Silva, que reiterou a importância da divulgação ampla das ações fiscalizatórias realizadas pelo Sistema Confea/Crea. “Assim, demostramos que o Sistema não é apenas cartorário, mas de proteção à sociedade, o que foi demonstrado por esta ação do Regional do Rio Grande do Sul.”
O gestor da Fiscalização do CREA-RS, Eng. Quím. Marino Greco, destacou que a ação contribuiu para deixar a sociedade “consciente da participação do Conselho em prol da segurança, através da contratação de obras e serviços com a devida ART de profissional habilitado”. Registrou, ainda, o aumento no número de regularizações que as fiscalizações intensivas geram. Finalizou agradecendo e ressaltando o empenho de toda equipe, entre fiscais, inspetores e diretoria.
Os veículos da fiscalização percorreram, além de Gramado, os município de Canela, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Igrejinha, Três Coroas e Parobé. Também estiveram presentes na divulgação o 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni Farias.

Confira os números da ação:
Total de empreendimentos fiscalizados na área civil 306, sendo 215 em obras consideradas regulares e 91 notificações;

Total de empreendimentos fiscalizados na área de resíduos do serviço de saúde: 174 estabelecimentos;

Total de fiscalizações em segurança do trabalho: 96 empreendimentos;

Rede hoteleira: 241 hotéis e pousadas;

Postos de combustíveis:62 estabelecimentos;

Parques temáticos: 29 parques;

Indústrias e serrarias: 158 empresas;

Foram lavrados 487 termos de requisições de documentos e providências em hotéis, pousadas, postos de combustíveis, estabelecimentos de saúde e indústrias.

Totalizando: 1.066 empreendimentos fiscalizados e 1.657 serviços gerados.