CREA-RS reinaugura Inspetoria de Alegrete após reforma completa

Reinauguração da Inspetoria contou com a presença da Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Concluída após dois meses, a obra de modernização da Inspetoria de Alegrete foi entregue oficialmente nesta quarta-feira (26), pela presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter.

Em cerimônia realizada na sede renovada, os inspetores Eng. Agr. Lulo José Pires Corrêa (chefe), Eng. Eletric. Nathalie de Oliveira Lunardi (secretária) e Eng. Ftal. e Seg. Trab. Marcos Corrêa Kemmerich apresentaram o espaço para profissionais, representantes da Prefeitura, de entidades de classe e da sociedade.

Inspetor-chefe, Eng. Agr. Lulo José Pires Corrêa

Fundada em 28 de abril de 1978, a sede de Alegrete contempla, ainda, o município de Manoel Viana e atende mais de 450 profissionais, com predominância das modalidades de Agronomia e Engenharia Civil.

Há 26 anos sediada na rua Gen. Sampaio, 984, sala 111, não havia passado por reformas ou atualização de infraestrutura. Devido às condições do espaço, foi realizada uma obra completa e instalados mobiliários novos.

Comunidade profissional reunido na Inspetoria

A Eng. Amb. Nanci Walter destacou que em 2022 foi inaugurada a Galeria de Inspetores do município e hoje a reinauguração dá início a um novo momento para os profissionais do Alegrete. “A ideia é trazer cada vez mais os nossos colegas aqui para a nossa casa e que tenhamos orgulho de receber os novos profissionais. Imagina o recém-formado chegando e a Marta, nossa assistente administrativa, entregando a carteirinha profissional e dizendo: 'eu quero fazer parte disso'!”, explicou a presidente.

O Canto Alegretense em pauta

O inspetor-chefe, eng. agr. Lulo José Pires Corrêa, afirmou que a reforma é mérito dos profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências do Alegrete. “Quero deixar claro que não sou ‘só’ engenheiro agrônomo, eu sou CREA-RS. E como CREA estou representando e trabalhando por todos nós, porque o que fazemos é promover segurança para a sociedade”, explicou o inspetor.

A presença do prefeito em exercício, Jesse Trindade, do secretário de Finanças e Orçamento, José Luiz Caurio de Souza, e do representante da Secretaria de Meio Ambiente, Amildo da Costa, demonstra a boa relação do Conselho com o executivo municipal.

Segundo Trindade, a prefeitura conta com os profissionais do CREA-RS para contribuir com o desenvolvimento urbano e econômico do Alegrete. “Se hoje o município é um canteiro de obras, é porque tem parceiros e sabe que tudo é feito em conjunto. Cada um deixa um tijolinho nesta grande construção. Nós temos que valorizar o que já foi feito e se renovar”, destacou o prefeito em exercício.

Homenagem celebra dedicação de ex-inspetor

O Engenheiro Eletricista Valter Luiz Martins recebeu uma distinção pelos serviços prestados à frente da Inspetoria de Alegrete. Martins cumpriu um mandato como inspetor-chefe entre 1993 e 1994 e, nesta cerimônia, representou os inspetores que já atuaram na inspetoria.

Termo de Cooperação firma parceria

Também foi assinado, no evento, um termo de cooperação entre o município e Conselho para desenvolvimento de ações conjuntas
Para fortalecerem as ações de fiscalização e contribuir com o cumprimento da legislação profissional e das normas de postura e zoneamento da cidade, o CREA-RS e o município de Alegrete firmaram um Termo de Cooperação Técnica.

Entre os objetivos, o documento prevê que sejam definidos critérios para atividades conjuntas por meio dos órgãos envolvidos na fiscalização, difusão dos conceitos de ética profissional, nos âmbitos de atuação dos envolvidos, e prestação de informações quanto à regularidade de profissionais, empresas, obras e serviços nos termos da Lei n. 5.194/66.