CREA-RS autua empresa de plataforma de acessibilidade em Montenegro

Sinistro em plataforma de acessibilidade em uma clínica de Montenegro causou duas vítimas. Créditos: Arquivo CREA-RS

Em ação de fiscalização devido sinistro em plataforma de acessibilidade em uma clínica de Montenegro, que causou duas vítimas, o CREA-RS autuou a empresa responsável pela manutenção, por não apresentar responsável técnico habilitado e com registro no CREA-RS.

Todos os tipos de equipamento de transporte vertical de passageiros, como elevadores, plataformas de acessibilidades, monta-carga, elevadores de carga e escadas rolantes, devem ter manutenção preventiva e vistoria mensal realizada por empresa de manutenção registrada no CREA.

A empresa de manutenção deve afixar, em local visível ao usuário, no interior dos elevadores, no acesso à escada rolante ou em local de fácil visualização nos demais equipamentos, a data da última vistoria ou manutenção preventiva.

A manutenção de elevadores é extremamente importante para garantir a segurança e o bom funcionamento desses equipamentos.

A falta de manutenção e a devida adequação dos elevadores de carga ou monta carga pode ocasionar acidentes, ocasionando inclusive óbito. Segundo a Secretária Estadual da Saúde – Base de dados SINAN e SIST – dados extraídos em janeiro de 2021, no Rio Grande do Sul, foram notificados 255 acidentes de trabalhos com esses equipamentos entre os anos de 2016 a 2020, considerando que ocorre as subnotificações de acidentes de trabalhos esses números podem ser muito maiores.

Para o correto funcionamento e visando à segurança a integridade física de seus operadores, esses equipamentos exigem uma inspeção periódica, obrigatória por lei, através de profissional habilitado e com registro no devido conselho de classe.

Segurança é um profissional com habilitação legal para uma correta manutenção.