78ª SOEA: Alunos de escolas públicas de Gramado e Canela conversam com a engenheira da NASA, Aprille Ericsson

Cento e vinte crianças de escolas da rede pública de Gramado e Canela participaram da ação. Créditos: Arquivo CREA-RS

Olhos brilhantes ao ver pela primeira vez, uma engenheira da NASA. E quem não ficaria vidrado ao ouvir e poder perguntar sobre o universo para a engenheira aeroespacial norte-americana Aprille Ericsson?

Pela primeira vez, a 78ª Semana da Engenharia e Agronomia (SOEA) realiza a SOEA+Sustentável aliada à educação. A seu pedido, Aprille conversou, na manhã desta terça-feira (8), com alunos do 1º ao 9º ano de cinco escolas municipais de Gramado e Canela no Space Adventure, atração interativa licenciada da Nasa, em Canela. A ação foi concretizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e contou com o apoio do Parque da Nasa, que disponibilizou o espaço para a ação.

Aprille é a primeira mulher afro-americana a receber um Ph.D. em engenharia mecânica pela Howard University e um Ph.D. em engenharia na National Aeronautics and Space Administration (Nasa) Goddard Space Flight Center (GSFC). Ela contou às crianças como iniciou a sua vida na ciência até se tornar engenheira da NASA e deu conselhos aos estudantes: “É importante se desafiar, sair da sua zona de conforto. Nos meus estágios, percebi que havia pessoas que não se pareciam comigo, não falavam como eu, não havia mulheres quando comecei, então, era importante que eu ocupasse esses espaços e fizesse aquilo que eu gostava”, disse. Nos Estados Unidos, a engenheira desenvolve trabalhos sociais para despertar em crianças e jovens o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Como primeira-mulher eleita para presidir o CREA gaúcho em 89 anos, a Eng. Amb. Nanci Walter, também falou aos alunos sobre as engenharias e sobre o gosto pelas ciências. “Quero agradecer aos mestres, principalmente quem é das áreas das exatas, às professoras e diretoras, que têm uma responsabilidade muito grande de despertar o gosto pela ciência e isso não é fácil. Vocês também são os grandes incentivadores dos nossos futuros engenheiros e cientistas”, falou.

“Essa oportunidade é muito bacana e agradeço ao Conselho por este momento, porque para mim também está sendo mágico. Crianças, vamos em busca dos nossos sonhos!”, comentou a acadêmica de engenharia e coordenadora da Regional Sul do CREA Jr-RS, Maísa Ribeiro.

Participaram da ação cerca de 120 crianças e adolescentes das escolas municipais: Vicente Casa Grande (6º ano); Presidente Vargas (8º ano); Padre Scholl (1º ao 5º ano); Pedro Zucolotto (9º ano); e Padre Anchieta (5º ano). Para a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Anchieta, de Gramado, Christiane Bordin, a conversa com a engenheira e tudo que as crianças viram hoje será inesquecível. “A gente vem percebendo um interesse muito grande pelas questões do espaço e do universo e surgiu essa oportunidade única e muito importante do que eles vão levar para a vida”, disse a professora.

NA SOEA
A engenheira aeroespacial Aprille Ericsson fará uma das palestrantes magnas da 78ª SOEA, que inicia nesta terça-feira (8) e vai até sexta (11), no Serra Park, em Gramado. Com o tema “O Universo da Engenharia: tecnologia, inovação e desenvolvimento”, ela falará aos participantes da SOEA na sexta (11), a partir das 9h30, no Auditório Farroupilha.