Segundo dia da 78ª SOEA inicia com cerimônia de Láurea ao Mérito

Rafael Galvão representou a família de Galvão. Créditos: Arquivo CREA-RS

Momento tradicional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a cerimônia de Láurea ao Mérito homenageia profissionais e entidades que tem sua trajetória, de alguma forma, marcada pela contribuição para a melhoria da qualidade de vida, do aprimoramento técnico e tecnológico e ao desenvolvimento nacional.

As Honrarias, criadas em 1958, se dividem em Medalha do Mérito, para a congratulação dos profissionais vivos, conselhos de fiscalização profissional, entidades de classe e instituições de ensino; e Livro do Mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade.

Na Soea deste ano, o Conselho gaúcho, anfitrião do evento, inovou. As homenagens, que normalmente ocorrem na noite de abertura, forma realizadas na manhã desta quarta-feira (9). “Hoje estamos tendo uma novidade nas edições, trazendo em separado esta importante etapa que é a de reconhecer aqueles profissionais que dedicaram a sua vida em prol da melhoria do nosso país”, destacou a presidente Eng. Ambiental Nanci Walter abrindo a cerimônia. Compondo o dispositivo de honra ao lado do presidente do Confea, do chanceler do Mérito,  geol. Mário Cavalcanti; e do presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, ela considerou ainda que as excelentes indicações representariam um momento de muita emoção, conforme se demonstrou em seguida.

LIVRO DO MÉRITO

Indicado pelo CREA-RS, o nome do Eng. Agr. Derblay Galvão (in memoriam) foi um dos inscritos no Livro do Mérito. A indicação do profissional foi uma sugestão da Câmara Especializada da Agronomia, por meio do coordenador Juarez Morbini.

O professor Derblay Galvão, falecido em 2021, teve uma longa carreira dedica ao ensino na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua relação com a universidade começou em 1962, quando foi convidado para ser professor na Faculdade de Agronomia, tendo sido reitor entre os anos de 1978 e 1981. Desde 1982, morava em Brasília onde atura Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), alternando este trabalho com outros cargos no Ministério da Educação.

Presente à cerimônia representando o avô, o publicitário Rafael Galvão representou a família de Galvão. “E estar aqui hoje representando à família nessa homenagem a ele para mim tem um grande valor, então agradeço por estar oportunidade e tenho certeza que ele está muito feliz hoje, tanto pelo Inter, que se classificou pela Libertadores, quanto por essa valorização do trabalho que ele se dedicou”, destacou.

MENÇÃO HONROSA

A Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), recebeu a Menção Honrosa do Sistema Confea/Crea, em indicação do CREA-RS.

Falando em nome da SGB/CPRM, o superintendente em exercício, o Engenheiro Civil Franco Buffon, falou um pouco do trabalho da instituição e da honra pela comenda. “O Serviço Geológico é uma instituição que atua em todo o território nacional,no fortalecimento e disseminação do conhecimento geológico e hidrológico brasileiro, atuando em diversas áreas desses dois campos, além de promover pesquisas nas áreas de mineração de recursos hídricos e na prevenção de desastres naturais. Desta forma temos devolvemos à sociedade condições esse reconhecimento que nos foi dado, em melhorais no seu desenvolvimento.”