Painel debate transição energética com inovação e sustentabilidade

Eng. minas João Hilário de Souza, diretor da Associação Brasileira de Recursos Minerais (Abremi). Créditos: Fotos: Studio Feijão & Lentilha

A transição energética foi um dos temas centrais tratados no encerramento da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), nesta sexta-feira (11/8), em Gramado/RS. Uma série de palestras abordou os desafios e avanços relacionados à mudança para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.

A primeira palestra do painel foi conduzida pelo eng. minas João Hilário de Souza, diretor da Associação Brasileira de Recursos Minerais (Abremi). Ele discutiu sobre matérias-primas para a transição energética, especialmente os minerais estratégicos como o lítio. O assunto abriu um diálogo sobre a importância de recursos minerais na busca por alternativas energéticas mais amigáveis ao meio ambiente.

O palestrante frisou a importância do investimento e uso da tecnologia já existente no Brasil para a comercialização das matérias-primas como o lítio, nesse processo de transição energética. “Temos toda a tecnologia para chegar e entregar matéria-prima já tratada e pronta para fabricantes de bateria, mas estamos voltando a nossa indústria para a exportação de pedra, com cerca de 3% de lítio em cada uma. Temos que abrir o olho para isso”, comentou João.

Tração elétrica
Na sequência, o engenheiro mecânico Erwin Werner Teichmann, chefe do Laboratório de Automação da Soldagem e Laser e professor pesquisador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), falou sobre a evolução tecnológica e a utilização dos veículos com tração elétrica.

Erwin
Engenheiro Mecânico Erwin Werner Teichmann, chefe do Laboratório de Automação da Soldagem e Laser e professor pesquisador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Em sua explanação, Erwin deu um panorama sobre a utilização de energia renovável no mundo, abordou o aumento da utilização de veículos elétricos e o futuro desse modelo, além de apontar para o potencial que o Brasil possui na indústria da energia sustentável. “Nós temos uma matriz predominantemente construída com energia sustentável. Vimos um crescimento muito grande na energia eólica e temos um potencial na matriz solar. Tudo isso é interessante para entendermos como a mobilidade elétrica pode ser muito importante para o nosso país", argumentou.

Papel do poder público
Em seguida, o engenheiro eletricista Xangai Oliveira, diretor técnico da BRO Energia, assumiu a tribuna para discutir o papel do poder público no processo de transição energética no Brasil. Nesta apresentação, o palestrante mostrou que a importância desse processo para a administração pública está baseado no fomento como forma de conhecer a área e “pavimentar” o seu setor legislativo, na eficiência, objetivando a economia do dinheiro público, consumo de energia consciente e geração de empregos, além da promoção de parceiros institucionais. Foi pontuado também que diversos municípios brasileiros já estão nesse processo de transição energética, principalmente vindo do setor público, e isso mostra que a tendência é que esse movimento se amplie cada vez mais.

Xangai
Engenheiro eletricista Xangai Oliveira, diretor técnico da BRO Energia

Aspectos éticos
A engenheira civil Carmem Eleonôra Amorim Soares, 1ª vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), encerrou o painel, falando sobre os aspectos éticos e sociais relacionados à sustentabilidade na transição energética. A discussão visou destacar as vantagens e desvantagens do uso das energias renováveis, danos ao patrimônio cultural em geral no processo de transição, a importância de investir na profissionalização daqueles que manipulam essas energias, entre outros elementos que envolvem o tema.

“Nossa tecnologia ainda é insuficiente, mas queremos que melhore. É um compromisso que assumimos como profissionais, engenheiros e técnicos, de melhorar a tecnologia, pois devemos transferir para nossas equipes os conhecimentos envolvidos nessas novas tecnologias renováveis”, declarou Carmem sobre a necessidade de atualização e evolução dos profissionais e das formas de trabalho no contexto de transição energética.

Carmen

Após as apresentações, houve um momento de debate e espaço para perguntas com os palestrantes e os participantes, moderado pelo conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt.

A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia é reconhecida por oferecer um ambiente de discussões, networking e troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes das áreas envolvidas. A temática da Transição Energética é de extrema relevância para a construção de um futuro mais sustentável, no qual as fontes renováveis de energia desempenham um papel fundamental na mitigação dos impactos ambientais e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Grupo
Xangai Oliveira, Erwin Teichmann, João Souza, Carmem Eleonôra e o moderador do painel, engenheiro eletricista Jorge Bitencourt, conselheiro federal

Reportagem: Abigail Cardoso (Crea-MA)
Edição: Henrique Nunes (Confea)