CREA+Perto tira dúvidas de profissionais de órgãos públicos em parceria com a Famurs

O CREA+Perto é um evento híbrido e gratuito. Créditos: Arquivo CREA-RS

Buscando sempre inovar no seu relacionamento com a sociedade e as entidades, o Conselho gaúcho reúne, nesta segunda-feira (14), das 9h às 18h, profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências de prefeituras e outros órgãos públicos com o objetivo de debater e tirar dúvidas sobre a Atuação Técnica na Gestão Pública.

Na pauta, fiscalização

O CREA+Perto é um evento híbrido, gratuito, e realizado em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), sediada no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.

“É a primeira vez que estamos fazendo esse modelo de capacitação, voltada, especificamente, a gestores públicos e é uma alegria ter com a Famurs um termo de mútua cooperação, com um olhar para a fiscalização, mas também para a Escola da Famurs, onde, em breve, teremos novidades”, disse a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter.

Com participações presenciais e remotas, quase 200 pessoas se inscreveram para o evento. Durante o dia, os profissionais aprenderão mais sobre a importância da fiscalização do CREA-RS, os desafios, e receberão um treinamento sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além de orientações quanto ao uso da documentação. As dinâmicas são conduzidas pelo gerente de fiscalização do Conselho, Eng. Plást. Sidnei Machado, pelo gerente de protocolo e acervo técnico, Eng. Minas Sandro Schneider, e pela chefe de Núcleo de Fiscalização, Alessandra Borges.

“Vemos diversas obras, construções e ações que exigem a capacidade técnica, que o CREA dispõe, e a nossa disposição política nos municípios para fazer aquilo que é esperado pela população. Então, nós precisamos estreitar essa relação”, afirmou o Coordenador-Geral da Federação, Professor Nado. “Que esse seja o primeiro de muitos encontros e vamos procurar a partir desse evento desenvolver mais cursos nessa área, nessa parceria que tende a render muitos frutos”, complementou a Diretora da Escola da Famurs, Daniela Meller.

Acordo de Cooperação Técnica – o CREA-RS e a Famurs firmaram um acordo de cooperação técnica voltado ao desenvolvimento de ações conjuntas, com intuito de valorizar o exercício legal das profissões do Sistema Confea/CREA e Mútua. O termo foi assinado em março de 2023, durante a Assembleia de Verão 2023, em Xangri-Lá, no litoral do Rio Grande do Sul. Além de compartilhar informações e soluções tecnológicas, a parceria busca promover a Lei de Inspeção Predial, que existe, atualmente, em apenas 13 dos 497 municípios gaúchos, e que garante o controle das inspeções preventivas e corretivas das edificações.