CREA-RS e CAU/RS assinam termos de cooperação técnica e intenção

A parceria entre CAU e Crea é antiga. . Créditos: Arquivo CAU-RS

Nesta terça-feira (15/08), a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), Eng. Amb. Nanci Walter, e o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Arquiteto Tiago Holzmann da Silva, assinaram dois Termos de Cooperação Técnica e Intenção entre as autarquias. Também participaram da reunião o Eng. Plást. Luís Sidnei Barbosa Machado, Gerente de Fiscalização do CREA-RS, e a superintendente, Denise Ries Russo.

“A assinatura desses termos entre Crea e CAU é um exemplo de como todos os profissionais da Engenharia e da Arquitetura precisam se relacionar. Nós somos profissionais que trabalham em parceria e colaboração”, destacou a presidente Nanci.

A parceria entre CAU e Crea é antiga. Um dos termos está sendo renovado e diz respeito ao cumprimento da legislação profissional vigente e a mútua cooperação para o desenvolvimento de suas instituições, otimizando procedimentos para a efetivação dos principais serviços a serem prestados ao público.

Entre as ações previstas neste termo estão integrar as fiscalizações entre os Conselhos Profissionais, difundir os conceitos da ética profissional e do exercício legal da profissão, atuar em ações que versam sobre o Salário Mínimo Profissional, divulgar as ações conjuntas para conhecimento dos interessados diretos e da sociedade, entre outras.

Para o Eng. Plást. Sidnei Machado, gerente de Fiscalização do CREA-RS, o grande benefício é conseguir vislumbrar a amplitude da fiscalização das profissões e trocar as informações entre os Conselhos, "otimizando as equipes que fazem as fiscalizações".

O segundo termo assinado envolve CAU, Crea e a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA): trata-se do projeto Solare – Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia. O CREA-RS assume a responsabilidade de divulgar os conteúdos e cursos da plataforma Solare, já disponíveis online, e realizar um evento sobre o tema dos softwares livres. As instituições envolvidas irão elaborar um Plano de Trabalho para dar continuidade à manutenção e expansão do projeto.

“Nossa parceria com o Crea faz do Rio Grande do Sul protagonista. Arquitetos e engenheiros compartilham dos mesmos programas no seu dia a dia e economizar mais de 20 mil reais por ano com softwares livres é bom para todos, principalmente para os jovens profissionais. Que os CAU e os Crea dos outros estados possam se inspirar e seguir o nosso exemplo”, destacou o presidente do CAU/RS.

Fonte: CAU-RS