Representatividade nos órgãos públicos foi tema de evento com inspetores e conselheiros

A representatividade do CREA-RS em instâncias municipais, estaduais e federais foi tema de evento online, na noite desta terça-feira (15). O encontro reuniu os inspetores do Conselho, que são os representantes institucionais indicados integrar Comissões, Grupos Temáticos, Conselhos, entre outras funções, nos órgãos públicos. O objetivo foi levar informações legais sobre esta representação profissional.

A presidente do CREA-RS, Eng. Nanci Walter, destacou a importância desta representação pelos profissionais do Conselho, dando seu próprio exemplo de atuação como presidente do Conselho Municipal de Esteio, onde reside. “Tenho muito orgulho quando assino as portarias com os nomes que irão nos representar em todos os municípios do estado”, afirmou, destacando a importância do apoio institucional do CREA-RS aos seus representantes, motivo do encontro. “Questões de viés jurídico, de posicionamento, são subsídios que fazem falta para exercermos esse papel em nossoS municípios. ”

Buscando das um panorama da formação das democracias ocidentes, o historiador Julio Pujol fez um apanhado histórico desde as civilizações Gregas e Romanas até os dias atuais. “Democracia se faz a participação dos cidadãos. A construção de um país é uma obra, politica, institucional e também de fiscalização e participação popular e das sociedades civis organizadas”, afirmou. Ressaltou a importância da identidade de se reconhecer como brasileiro. “Isso pressupõe a responsabilidade de cuidar do nosso país, participando da construção das políticas públicas, dos conselhos nos municípios, pois nossa democracia se dá nas cidades. É um direito e um dever, fiscalizar e influir na coisa pública. A constituição federal nos garante isso.”

A atualização das representações institucionais e os processos internos foi o tema da apresentação da gerente de Relacionamento com Entidades de Classe e Representações Institucionais, Eng. Ftal. Miriam dos Santos Souza. Ela explicou desde como ocorrem essas indicações de nomes pelas Inspetorias, como funciona o acompanhamento e a avaliação destas participações, as responsabilidades dos profissionais representantes.

Por fim, listou a atualização das cadeiras de representação por Inspetoria, totalizando 182, e também listou municípios onde o Conselho ainda pode atuar. “Quem tiver interesse em participar por sua inspetoria poderá contar com total apoio e subsídio do CREA-RS e estamos abertos para tirar as dúvidas e auxiliar nessas representações”, finalizou.

O conselheiro Eng. Civil Cassiano Machado Da Silva relatou sua experiência, quando inspetor-secretário de Torres, no Conselho do Plano Diretor da cidade, representando o CREA-RS junto a outas 16 entidades. “Estou há seis anos participando com uma cadeira, estive dois anos como presidente, e acredito que como Engenheiros temos muito o que contribuir com nosso conhecimento. É muito importante ocuparmos esses espaços e conseguirmos participar, junto a outras profissões, pois temos muito a agregar. E vejo que deve ser nosso objetivo, como Conselho e como profissionais, buscar cada vez estar presente pleiteando estes espaços. A Engenharia tem muito a agregar.”

Criada nesta gestão, a Assessoria Parlamentar do CREA-RS (APAR) tem à frente Emerson Correa da Silva atuando na interlocução do Conselho com os representantes do legislativo e executivo no âmbito municipal e estadual. “Chegamos há pouco tem, mas estamos fazendo muita coisa em parceria com os órgãos e representantes públicos”, destacou, citando pautas em que o CREA-RS pode colaborar como nos planos diretores, entre outros.

Em uma ação específico, citou as alterações na Lei Kiss que têm tramitado na Assembleia Legislativa. “Os parlamentares muitas vezes não têm a exata noção do impacto em mexer numa legislação como esta, então o Conselho tem que estar atento e ser mais propositivo, até mesmo na concertação de projetos de lei, por isso precisamos andar juntos, trocar informação, reivindicar nossos espaços nos Conselhos Municipais para mostrar a força dos nossos expertise em auxiliar a produzir políticas públicas que vão impactar por muitos anos na vida das pessoas.”