Engenharia é a protagonista na agenda do futuro dos municípios

O que está na pauta de soluções para os municípios do futuro?. Créditos: Fotos: Studio Feijão e Lentilha

Wi-fi livre, aterros sanitários, mobilidade urbana, edificações de madeira... O que está na pauta de soluções para os municípios do futuro? Para debater essa agenda, a 78ª Soea juntou em painel o advogado Marçal Cavalcanti (funcionário público do Poder Judiciário de Alagoas, Secretário de Meio Ambiente do Município de Pilar-AL e presidente da Anamma - Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente; foi deputado estadual de 2003 a 2006); o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; e o engenheiro civil Marcos Mauro Pena de Araújo (vice-presidente Cbic – Região Sul). O debate foi moderado pelo conselheiro federal suplente eng. agr. Cláudio Ziulkoski.

Secretário de Meio Ambiente do Município de Pilar-AL, Marçal Cavalcanti

Primeiro a falar, Marçal Cavalcanti apresentou a realidade do município alagoano de Pilar, de onde é secretário de Meio Ambiente. “A importância da engenharia é imensa. Nossa meta é economia circular e repensar o uso dos recursos naturais. No município de Pilar estamos cuidando do meio ambiente com uma equipe técnica voltada para cidades inteligentes, com equipe técnica com vários engenheiros concursados, com um prefeito que respeita o plano de cargos e salários”.

Cavalcanti complementou que a cidade toda tem rede wi-fi, inclusive nas casas. “12 mil alunos têm wi-fi dado pela prefeitura”, celebrou, “além de cinco refeições e saneamento básico. A cada um real investido em saneamento, economiza-se cinco em saúde. Se não fossem nossos engenheiros... Engenharia e sustentabilidade só fazem sentido juntas”, concluiu.

Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) Paulo Ziulkoski

Próximo debatedor, o presidente da CNM iniciou sua fala com uma aula sobre federalismo, descentralização e desconcentração e trouxe um dado interessante: dos municípios do país, os mais bem-sucedidos na luta contra o covid-19 eram em sua maioria governados por mulheres. Dos 5.568 municípios brasileiros, 658 têm prefeitas mulheres.

A apresentação de Ziulkoski tratou de diversos temas como meio ambiente, defesa civil, transporte e mobilidade urbana e desenvolvimento rural e terminou com um desabafo: “o desafio que temos é junto aos engenheiros; nada acontece sem vocês. Mês temos uma deficiência, as universidades não estão entregando bons profissionais˜, lamentou.

Representante da Cbic, Marcos Araújo

Representante da Cbic, Marcos Araújo ressaltou o volume acelerado como as inovações estão sendo implantadas na engenharia. “A Cbic entende a sustentabilidade como um negócio para a construção civil”, afirmou, antes de apresentar diversas frentes de atuação da instituição para chegar nas construções em madeira, no contexto da descarbonização. “O principal projeto desta gestão da Cbic é a construção em madeira, com novos sistemas construtivos”, disse, enquanto apresentava um prédio na Suécia, todo construído em madeira.

Araújo apresentou também as iniciativas IPTU Verde e “O Futuro da Minha Cidade”, implantados com sucesso em alguns municípios do país. O engenheiro disponibilizou, ainda, link com publicações da Cbic, entre cadernos técnicos e guias de boas práticas para a construção. Acesse: www.cbic.org.br/sustentabilidade.

A programação da Soea segue nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11/18, em Gramado, RS.

Beatriz Leal (Confea)
Equipe de Comunicação da 78ª Soea