Entrevista Especial com anfitrião da 71ª Soea

Eng. Paulo ratifica a importância do evento ocorrer em Piauí. Créditos: Diego Bandeira

Anfitrião da próxima Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o presidente do Conselho Regional piauiense, Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, destacou, durante a solenidade de lançamento 71ª Soea, sobre as responsabilidades e desafios de ser o próximo anfitrião. Em conversa com a equipe de reportagem do evento, o engenheiro civil detalhou mais sobre suas expectativas.
O que significa receber uma Soea no seu estado?
Essa vai ser a primeira Soea a ser sediada por um estado não muito grande. Será um desafio, não temos uma estrutura como de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É um desafio, mas também um novo marco na história da Soea. A ideia é a de que, a partir de agora, todos os estados possam receber a Soea e o Piauí está inaugurando essa nova era. É uma história que está começando, está nascendo agora. O Piauí foi o felizardo de começar essa nova fase da Soea.
Como o Crea-PI recebeu a novidade de ser o próximo anfitrião?
É uma alegria e ao mesmo tempo uma responsabilidade enorme. Quando assumimos esse compromisso, assumimos também com todos os nossos parceiros, como o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina, por exemplo. Quando se assume essa responsabilidade, temos de agregar toda a sociedade local no evento. Outro ponto importante é que é a primeira vez na história da Soea que o prefeito da próxima cidade a receber o evento foi ao evento de lançamento, na Soea anterior. Isso mostra nossa força política. Todo o cenário político piauiense está em prol desse nosso evento.
E quais serão os desafios e como enfrentá-los?
O desafio vai ser hospedar quatro mil pessoas. Esse é um trabalho que vamos fazer. Temos rede hoteleira para isso, mas temos que planejar direito, pois a cidade vai acolher cerca de quatro mil participantes. Planejamento: essa é a palavra de ordem para Soea do Piauí que se inicia.
O que se pode tirar de experiência das Semanas anteriores?
Aprendemos muito com a organização desta Soea, principalmente com o imprevisto que ocorreu com o primeiro local do evento. Conseguiram reverter a situação e esse foi um aprendizado muito bom. Crea e Confea estão de parabéns na forma como conduziram a solução para o problema.
Piauí sediará a 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia que será realizada em agosto do próximo ano na capital Teresina.

Equipe de Comunicação Creas e Confea