CREA-RS prestigia a premiação O Futuro da Terra

Eng. Moacir Elias, entre os Engenheiros Civis João Collares e Maria Eugênia, presidente em exercício e inspetora-chefe Esteio. Créditos: Arquivo CREA-RS

Os vencedores da 27ª edição do prêmio O Futuro da Terra foram conhecidos nesta segunda-feira (28), em cerimônia realizada no estande da Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul), durante a Expointer. A gratificação homenageia os trabalhos que mais têm contribuído para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação ambiental no Rio Grande do Sul. O evento é promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

O presidente em exercício, Eng. Civ. João Luis Collares Machado, e a Eng. Civ. Maria Eugênia Cardoso, inspetora-chefe de Esteio, prestigiaram a homenagem aos 11 cientistas, pesquisadores, produtores rurais, instituições e empresas premiados em cinco categorias; são elas: Prêmio Especial, Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas, Inovação e Tecnologia Rural, Preservação Ambiental e Startup do Agronegócio. Criado em 1997, o prêmio se baseia em critérios técnicos para a seleção dos agraciados, e conta com a participação do Comitê de Ciências Agrárias da Fapergs.

O homenageado do Prêmio Especial da noite, Moacir Cardoso Elias, comentou a relevância de O Futuro da Terra. “É importante esta promoção do Jornal do Comércio, com o Comitê Agrário da Fapergs, porque o conhecimento que é gerado nos centros de pesquisa, em geral, é gerado no silêncio, e ele precisa chegar na sociedade para acalmar, muitas vezes, o grito que esta sociedade tem, e que não sabe onde buscar as soluções”.

Retornando pela terceira vez à premiação - ele foi homenageado em 2004 e 2020 -, Elias comenta a alegria de receber esta gratificação. “O Prêmio Especial me deixa muito feliz. Fiquei surpreso com o prêmio, porque sei do trabalho que é feito por vários colegas para o desenvolvimento não apenas do agronegócio, mas o desenvolvimento da sociedade. A sociedade só se desenvolve se tiver meios de sustentação, e a agricultura tem por finalidade produzir alimentos, bens e serviços”.

Na abertura da cerimônia, o presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, destacou: “É com grande satisfação que estamos aqui para homenagear pessoas e instituições que, com seu trabalho, vem contribuindo com inovações que fortalecem a produção agropecuária do Rio Grande do Sul e do Brasil”, disse Tumelero.

Além de Mércio Tumelero, estiveram presentes para a entrega do prêmio o diretor de Operações do JC, Giovanni Tumelero, o presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, os secretários da Agricultura e de Inovação, Giovani Feltes e Simone Stüp, respectivamente, o diretor regional do Bradesco, Marcelo Magalhães, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

Confira os vencedores de cada categoria:
- Categoria Prêmio Especial
Moacir Cardoso Elias  (UFPel)

- Categoria Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas
Nereu Augusto Streck (UFSM)
Andréa Machado Leal Ribeiro (Ufrgs)

- Categoria Preservação Ambiental
Adriana Carla Dias Trevisan (Uergs)
Jackson Freitas Brilhante de São José, da Secretaria da Agricultura do RS - link da matéria;
Márcia Foster Mesko (UFPel)
Projeto Advanced Farm 360, do Colégio Politécnico da UFSM

- Categoria Inovação e Tecnologia Rural
Sibele Borsuk (UFPel)