CREA-RS fiscaliza a implantação do parque eólico em Santana do Livramento

Foram verificadas as ARTs dos serviços de ampliação das instalações dos aerogeradores. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na terça (05), o agente fiscal João Castro e o supervisor de fiscalização Gustavo Vaz visitaram as obras de implantação do Parque Eólico Coxilha Negra em Santana do Livramento, para verificar as Anotações de Responsabilidade Técnica dos serviços de ampliação das instalações dos aerogeradores. O início da operação do Parque Eólico Coxilha Negra está previsto para ocorrer em 2024.

Empresas envolvidas no projeto

O Parque Eólico Coxilha Negra, que está sendo implantado no município de Santana do Livramento (RS), terá capacidade instalada de 302,4 MW – energia equivalente ao atendimento de 1,5 milhão de consumidores. O novo empreendimento eólico ocupará uma área total de 8.644 hectares. Para a viabilização do projeto, serão construídos aproximadamente 100 km de novos acessos, além da revitalização de outros 56 km de estradas.

Estima-se a criação de 1.300 empregos no decorrer da execução das obras. O investimento total é de R$ 2,1 bilhões, incluindo o fornecimento dos aerogeradores, a instalação do sistema de transmissão e as obras civis.

Estima-se a criação de 1.300 empregos no decorrer da execução das obras

O contrato entre a Eletrobras  CGT Eletrosul e a empresa WEG prevê o fornecimento de 72 aerogeradores de 4,2 MW, fabricados no Brasil. Cada unidade possui 125 metros de altura e rotor de 147 metros de diâmetro, pesando mais de 1.300 toneladas. A parceria inclui os serviços de logística, montagem e comissionamento, além de operação e manutenção dos aerogeradores do Parque Eólico Coxilha Negra.

Para interligar os aerogeradores e escoar a energia gerada, será construído um sistema de transmissão de uso exclusivo do empreendimento. A infraestrutura será composta por duas linhas de transmissão que interligam duas novas subestações a uma terceira que será ampliada.