Notícia

Voluntários oferecem conhecimento técnico aos moradores de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul


Engenharia Solidária: conhecimento técnico para a recontrução das cidades atingidas pelas chuvas no Estado. Créditos: Arquivo CREA-RS

A primeira ação com os profissionais cadastrados no projeto Engenharia Solidária ocorreu neste sábado, 16, nos municípios de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul. Participaram 18 engenheiros que, com o auxílio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e das Defesas Civis municipais, analisaram e produziram laudos sobre as condições das casas após as chuvas e enchentes que acometeram a região.

Profissionais do CREA-RS integram Programa Engenharia Solidária

O CREA-RS está dedicado em contribuir com a reconstrução do Rio Grande. No primeiro momento, os profissionais atuaram na linha de frente, no mutirão de limpeza das ruas, casas e estabelecimentos. O Conselho, com o apoio das 44 inspetorias, das entidades de classe e da Associação dos Funcionários do CREA-RS arrecadou mais de mil peças de roupas, produtos de higiene e limpeza, entre outros itens que foram entregues na Ilha da Pintada nessa sexta-feira, 15.

Agora, na segunda etapa da ação, foi formada uma rede de engenheiros dispostos a dedicar seu tempo e conhecimento técnico para avaliar os imóveis atingidos pelas tempestades e enchentes. De acordo com o presidente em exercício, eng. civil João Luis Collares Machado, essa é a contribuição que o Vale do Taquari precisa. "Estar aqui e conversar com os moradores me deu a certeza de que tomamos a decisão certa. O CREA-RS está presente nas comunidades e queremos ampliar o apoio aos municípios e a essas famílias", destacou Collares.

Experiência técnica a serviço da comunidade de Arroio do Meio

Em Arroio do Meio, o bairro São José foi um dos mais prejudicados pelo excesso de chuvas. O voluntário eng. civil Eduardo Melo, de Porto Alegre, contou que a água atingiu o telhado de muitas casas, mas as estruturas estavam com poucas patologias. "A situação que nós estamos vedo aqui é bem crítica, as mobílias e equipamentos estão bem danificados", explicou Melo.

Moradora da região, a auxiliar de cozinha Crisiani Noll pediu ajuda ao ver os engenheiros voluntários no bairro. Ela estava preocupada com as condições da sua casa e não sabia a quem recorrer. "Eu estou me sentindo mais aliviada depois de ouvir as soluções trazidas e ouvir de vocês que, sim, a nossa rediência continua habitável", contou Cris, sobre a moradia deixada de herança à família por seu pai.

No município de Cruzeiro do Sul, no bairro Passo Estrela, as chuvas e as águas do Rio Taquari atingiram forro, teto e o segundo andar de muitas casas. A dona de casa Nair da Silva Brandaliza mostrou as peças da casa que antes tinham móveis e agora estão vazias. "Na sala tinha um sofazinho, a TV, uma estante, mas perdemos tudo para a água. Da cozinha só restou a pia de material, a despensa se foi", lamentou Nair.

Em Arroio do Meio comunidade conversa com equipes da Engenharia

O cenário nas ruas é tomado por móveis no exterior das casas, roupas ao sol e entulho nas margens da calçada. Segundo o voluntário e conselheiro do CREA-RS de Novo Hamburgo, Eng. Civ. Plínio Cerutti Júnior, a comunidade está abalada, mas com muita garra para recomeçar. "Eles estão mais confiantes com a nossa presença aqui. Quando conversamos, eles se sentem mais seguros para fazer os reparos e retornar", compartilhou Cerutti Junior.

O Engenharia Solidária está aberto para os profissionais interessados, clique aqui para se inscrever. Além dos imóveis, os engenheiros são fundamentais para a reconstrução das redes de água e esgoto, elétrica e lógica, estradas e pontes.

O CREA-RS também está desenvolvendo uma parceria com o Governo do Estado. A proposta é firmar um Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária e a Defesa Civil para estruturar a contribuição voluntária dos engenheiros gaúchos, acelerar a produção dos laudos técnicos e possibilitar moradia segura para as famílias desalojadas e desabrigadas nas áreas prioritárias. Com essa parceria as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) emitidas por voluntários para os municípios em calamidade pública terão o valor de R$ 2,00. "Dessa forma estimulamos a reconstrução das cidades, sem onerar os profissionais solidários", explicou o presidente em exercício do CREA-RS, João Luis Collares Machado.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: