Sargs realiza reunião com filiadas em Gramado durante Soea/CNP

Reunião contou com dezenas de participantes . Créditos: Arquivo CREA-RS

Em reunião realizada em 11 de setembro, durante a 70ª SOEA/8º CNP, em Gramado, estiveram presentes representantes de 10 filiadas da Sargs, para tratarem de questões relativas a mercado de trabalho, treinamentos do CAR e valorização profissional.

Foram noticiadas as ações da Sargs, Senge e CREA-RS junto à Caixa Federal, quanto a liberação de Crédito Rural, sem projeto ou assistência agronômica, decidindo-se continuar pressionando as instâncias regionais da Caixa para a exigência da participação dos profissionais da área em todas as liberações de crédito. Tanto na palestra do superintendente nacional de Agronegócio da Caixa Econômica Federal, Humberto José Teófilo Magalhães, ocorrida também na Semana de Engenharia e Agronomia, que antecedeu à reunião, quanto à criação de Crédito Rotativo renovado automaticamente, deverá ser dada continuidade às manifestações contrárias por parte das entidades.

Foi apresentado o projeto de realização de quatro treinamentos do CAR no interior do Estado. As datas e condições desses treinamentos serão estabelecidos conforme os interesses das Filiadas. A visão da diretoria da SARGS apresentada aos mais de 30 colegas presentes incentivar a categoria para se apropriar dos espaços de mercado que estão surgindo, com preparação e capacitação, de modo a mostrar a sociedade a sua efetiva contribuição para o desenvolvimento da agricultura e melhoria da qualidade de vida da população de maneira geral.

Abriu-se um espaço para manifestações e também para a divulgação do Congresso Brasileiro de Agronomia que será realizado em Cuiabá, de 19 a 23 de novembro de 2013, com temário voltado à Segurança Alimentar e ao profissional a ser oferecido para a sociedade. A Sargs sugeriu ampla divulgação do evento e a viabilização para que seus representantes participem do CBA.

O tema também foi discutido em reunião da Confaeab, que promoveu uma reunião com os representantes das Federações regionais e diretoria, encaminhando as questões relativas ao CBA e discutindo propostas da Engenharia Agronômica a serem defendidas durante o 8° CNP.