Notícia

Cobenge reúne lideranças da educação tecnológica brasileira


Evento ocorreu no Rio de Janeiro . Créditos: Arquivo Cobenge

O 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2023) ocorre no período de 18 a 20 de setembro de 2023, retornando para o formato presencial, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e organizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

Com o tema central do evento “Abenge 50 anos: Desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia”, o CREA-RS está representando pelo conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia e presidente Da Comissão de Educação e Atribuição Profissional – CEAP, o Eng. Agrônomo Juarez Morbini Lopes; e pela gerente de Relacionamento com as Instituições de Ensino, Eng. Agr. Elisabete Gabrielli.

Eng. Agr. Luiz Lucchesi, Eng. Agr. Juarez Morbini Lopes e Eng. Civil Adriana Toninho, presidente da Abenge, na abertura do Cobenge

O encontro é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil e reúne gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.

A gerente de Relacionamento com as Instituições de Ensino,
Eng. Agr. Elisabete Gabrielli, também participa pelo CREA-RS

O presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, participa do evento ao lado dos conselheiros federais eng. civ. Daltro Pereira, eng. eletric. eletron. Genilson Pavão, eng. civ. Carmem Lúcia Petraglia e eng. agr. Luiz Lucchesi, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap). O Confea é patrocinador do evento.

Luiz Lucchesi, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional

Em suas palavras, o presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, saudou os participantes destacando a importância dos eventos para as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua para a qualificação dos cursos, para a formação dos profissionais, professores, pesquisadores e extensionistas, para o fortalecimento das empresas de engenharias, das instituições de ensino, pesquisa e extensão. “Esse fortalecimento é compatível com o avanço tecnológico da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”.

Ainda conforme Evânio Nicoleit, tanto o Congresso, como o Simpósio contribuem para o compartilhamento de conhecimentos, experiências, tecnologias e inovações na educação em engenharia. “O Cobenge se junta aos grandes eventos técnicos nacionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, a exemplo da 78ª Soea, que ocorreu em Gramado/RS de 08 a 11 de agosto com quase 6000 participantes, entre profissionais, estudantes, pesquisadores, engenheiros, agrônomos e geocientistas”.

Público recebe informações e cartilhas no estande do Confea

O presidente em exercício destacou que o Cobenge aprofunda assuntos como: Política Educacional Superior para o Exercício Profissional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências; - Qualidade na formação superior da Engenharia, da Agronomia e das Geociências: critérios e procedimentos de regulação e supervisão das IES no Brasil; Qualidade do Processo de Formação dos Futuros Profissionais a serem acolhidos pelo Sistema Confea/Crea; sobre como podem ser concebidas as diretrizes curriculares para a engenharia, para a agronomia e para as geociências a partir de uma visão estratégica de futuro e de soberania nacional, na perspectiva de um Projeto de Desenvolvimento Nacional e demandas da sociedade brasileira para a Engenharia, Agronomia e Geociências; diversidade, equidade, valorização profissional e inclusão, citando iniciativas do Sistema como o Programa Mulher, Programa Crea-JR e Programa Crea Jovem.

Presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit

“Temos avançado muito nos últimos anos nestas pautas, alinhadas aos ODS e à agenda 2030, inovação, tecnologia, sustentabilidade, mudanças climáticas, gestão de riscos e desastres, eficiência e transição Energética, inteligência artificial, certificação profissional (mobilidade profissional internacional - OEP), acreditação acadêmica (mobilidade acadêmica) com vistas à inserção internacional da nossa engenharia. Teremos a oportunidade de ouvir especialistas, Rever amigos e Colegas, ampliar as redes de contato, para que possamos criar conexões significativas, compartilhar experiências com temas estratégicos tanto para a academia, para profissionais e estudantes, nossos futuros profissionais, como para o país”.

Ao ressaltar o apoio financeiro do Confea ao evento, o presidente em exercício destacou a parceria com instituições de ensino nacionais e com os regionais, na perspectiva da internacionalização das atividades, visando a mobilidade acadêmica e a inserção profissional.

Coordenador da Ceap, Luiz Lucchesi, e presidente da Abenge, Adriana Tonini
Coordenador da Ceap, eng. agr. Luiz Lucchesi, e presidente da Abenge, Adriana Tonini

“Parabenizamos a Abenge por sua presidente, professora engenheira Adriana Tonini, ressaltando sua posição para caminharmos juntos em prol dos futuros profissionais, e pela  comissão organizadora deste grandioso evento. Parabenizamos aos palestrantes e participantes presentes. Seu compromisso e dedicação são fundamentais para o sucesso do evento”, disse, lembrando sua felicidade em ser professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, em Criciúma-SC.

O Cobenge discute aspectos como: 
•    Perfil do egresso e formação por competências
•     Projeto e gestão de cursos
•    Métodos e meios de ensino/aprendizagem
•    Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
•    Formação cidadã
•    Acolhimento de ingressantes, evasão e acompanhamento de egressos;
•    Formação pedagógica dos professores
•    Avaliação institucional e de cursos de engenharia
•    Programas especiais
•    Intercâmbio, mobilidade acadêmica e dupla diplomação
•    Interação com o Ensino Fundamental e Médio
•    Hélice tríplice: Governo, Universidade e Indústria

Gestores de instituições de Engenharia, coordenadores de cursos, representantes de conselhos, entidades, empresas e organizações relacionadas à engenharia, além de professores, estudantes, pesquisadores e profissionais. “Entre os objetivos do evento estão, estimular discussões de formas de inovar no âmbito da educação em engenharia; discutir novas estratégias pedagógicas, formas de avaliação da qualidade do ensino/aprendizagem, bem como soluções que englobem multidisciplinariedade e/ou interdisciplinaridade e ainda promover questionamentos em torno da busca pela solução de problemas de retenção e evasão de cursos até a definição de requisitos para uma formação cidadã nas áreas de engenharias e tecnologias, com um olhar inovador”, segundo explica a presidente da Abenge, eng. civ. Adriana Tonini.

 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Com a colaboração de Alessandra Porto (Sepat)

 


 



Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: