Notícia

Inscrições abertas: Simpósio de Inspeção Predial Ibape-RS


Créditos: Arquivo CREA-RS

O Ibape-RS está lançando o I Simpósio de Inspeção Predial. Será um dia inteiro dedicado à inspeção predial e a todos os assuntos importantes que envolvem o tema.

Há algum tempo a inspeção predial vem sendo debatida no Brasil. O Ibape estuda o tema desde 1999, quando o assunto foi apresentado no Cobreap que ocorreu em Porto Alegre. Atualmente tramita no CCJ o PL n. 6.014/2013, de autoria do Senador Marcelo Crivella.

Além desse PL, existem algumas publicações de estudiosos, literatura, norma do Ibape-SP, e a publicação da ABNT, que normatiza o assunto e serve de base para as inspeções e profissionais que atuam na área.

Em âmbito regional, muitos municípios têm a sua própria legislação regulamentada. Porém, ainda nos dias atuais, é possível constatar que há falta de informação por parte de síndicos e administradores de condomínios, assim como ainda são necessários investimento e organização dos órgãos públicos no sentido de orientar e fiscalizar a prática rotineira de inspeções prediais, além da carência de leis e regulamentos específicos na maioria dos municípios e Estados do nosso país, tudo isso gerado pela falta de conhecimento e entendimento da importância da inspeção como ferramenta para a conduta da manutenção e preservação das construções, resultando, inclusive, na segurança de usuários e preservação do bem.

Diante disso é que se apresenta a necessidade desse Simpósio, que trata deste tema de fundamental importância e mostra o panorama da inspeção predial no Brasil, além de abordar os tópicos necessários para se fazer uma boa legislação municipal, resultando em um processo de mudança cultural para a conscientização a respeito da segurança das edificações.

Data: 03 de outubro de 2023
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório do SENGE-RS - Av. Érico Veríssimo, 960 - Porto Alegre/RS.
Informações: curso@ibape-rs.org.br

Saiba mais no site.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: