Sessão Plenária aprova Registro de Empresas Juniores e Norma de Fiscalização sobre poços tubulares

Sessão Plenária reuniu mais de 80 conselheiros. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Sessão Plenária do CREA-RS, nesta sexta (22), reunindo mais de 80 conselheiros, entre presencial e virtual, começou com relatos emocionados de conselheiros que fizeram parte do primeiro grupo de profissionais voluntários do Programa Engenharia Solidária.

Na ação detalhada na apresentação do relatório de 30 dias do presidente em exercício, Eng. Civ. João Luis Collares Machado, 18 engenheiros visitaram, no sábado (16), Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul, municípios atingidos pelas chuvas e enchentes.

Foram aprovados o cadastro de cursos

Com o auxílio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e das Defesas Civis municipais, uma rede de engenheiros foi formada para dedicar seu tempo e conhecimento técnico para avaliar os imóveis atingidos pelas tempestades e enchentes.

De acordo com o Eng. Collares, essa é a contribuição que o Vale do Taquari precisa. "O CREA-RS deve estar presente agora, nesta etapa de reconstrução, e queremos ampliar o apoio aos municípios e a essas famílias", destacou, agradecendo os profissionais que dedicaram e que estão se dedicando para dar apoio técnico para a comunidade das regiões atingidas.

Primeiro a se manifestar, o conselheiro da Câmara de Engenharia Elétrica Eng. Eletr. e Seg. Trab. Sandro Cerentin, que esteve presente, exaltou a iniciativa e a importância da solidariedade de levar o conhecimento técnico à essas regiões mais atingidas.

O conselheiro da Câmara Civil, Eng. Civil Plinio Luiz Cerutti Junior, também falou do orgulho de participar. “Ouvimos muitas histórias e todos estavam agradecidos pelo CREA-RS estar presente. Foi muito boa iniciativa, alegrou a comunidade ao ver a engenharia em ação”, contou.

O relato mais emocionante foi da coordenadora adjunta da Câmara de Engenharia Civil e Agrimensura, Eng. Civ. Claudia Diehl, que apesar também ter sofrido com as enchentes, pois ela é de Estrela, destacou que não chegou perto das perdas de várias pessoas da comunidade. “Agradeço a contribuição e a solidariedade. A ajuda é agora mesmo, porque é preciso reconstruir o Vale do Taquari com o conhecimento profissional”, apontou.

Eng. Claudia relatou os momentos difíceis enfrentados, moradora de Estrela

Na sequência, os conselheiros aprovaram a apresentação do Relatório da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas referente aos balancetes Orçamentários relativos ao mês de junho de 2023, apresentado pelo eng. eletr. Luiz Fernando Carvalho.

Registro de Empresas Juniores
Também foi aprovado por unanimidade a proposta, relatada pelo coordenador da Ceap, Eng. Agr. Morbini Lopes, de Ato Normativo que dispõe sobre o Registro de Empresas Juniores para exercício de atividades técnicas nas áreas de Engenharia e da Agronomia e a fiscalização dessas atividades. “Após passar por todas as especializadas, coube a nós, da Ceap, apresentar uma proposta de regularização destas empresas”, justificou.

Norma de Fiscalização da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas
A coordenadora da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas (CEGM), Eng. Minas Janaína Cerutti Munaretti, fez um breve relato da proposta de uma Norma de Fiscalização sobre Poços Tubulares. “O objetivo é orientar a fiscalização e definir os responsáveis técnicos, que são os profissionais da modalidade da CEGM. Além disso, definir o que podem ser solicitados nas ações de fiscalização, na parte de planejamento e execução, por exemplo. Neste aspecto, é importante o conhecimento hidrológico”, relatou.

Também foram aprovados os cadastros dos cursos da Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, Unisinos, Ulbra, os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Metalúrgica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Caxias do Sul).

Na pauta, ainda, processos de interrupção de registro.