Começa em Pelotas 22º Encontro Estadual das Entidades de Classe

Representantes das mais de 70 entidades de classe que englobam os profissionais das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências de todo o Estado estão reunidos no Pelotas Parque Tecnológico no 22º Encontro Estadual de Entidades de Classe (EESEC), aberto na tarde desta quinta-feira (05).

Destacando a grande representatividade das entidades no CREA-RS, contando com cerca de 80% das cadeiras do Plenário, o presidente em exercício do Conselho, Eng. Civil João Luís Collares, enalteceu a importância do encontro no fortalecimento das ECs.  “O Conselho e o CDER-RS, junto à Mútua, estão sempre no apoio e na luta para que nossas entidades tenham cada vez mais autonomia financeira e de eficiência. Queremos que vocês tenham excelência em sua atuação e que voltem para suas casas enriquecidos de conhecimento. Vocês carregam o piano. Parabéns por aceitar este desafio!”

Coordenador do CDER

Coordenador do CDER-RS, o Eng. Civ. Leo Azeredo reiterou o EESEC como o mais importante fórum para a discussão das melhorias e demandas das associações no Estado. “Sabemos do desafio em estarmos à frente de uma entidade e do papel essencial que as ECs representam para o Sistema e de relevância perante os profissionais de cada região. É uníssono em todo o País que somos a base do Sistema Confea/Crea e não podemos perder isto de vista para fazer valer essa força e continuarmos evoluindo em busca de melhorias”, afirmou.

Os representantes das entidades anfitriãs do EESCE, o Engenheiro Agrônomo Tales Soares, presidente da AEAPEL; e o Engenheiro Civil Robson Lobatto, diretor de Projetos da AEAP, também se manifestaram na cerimônia de abertura exaltando a honra em receber os colegas na cidade.

O aniversário da Associação dos Agrônomos de Pelotas foi destacado pelo Eng. Agr. Soares. “Nossa associação completa hoje 45 anos de atividades hoje e sabemos não ser fácil termos tanto tempo de uma entidade funcionando. Assim estamos muito felizes de estarmos recebendo vocês neste dia tão especial.”

“Temos mais de 160 associados, entre engenheiros e arquitetos de nossa região, e ao longo do anos nos dedicamos em desenvolver eventos, palestras, qualificações e ações sociais, que é uma das metas da nossa entidade”, destacou o Eng. Lobatto, parabenizando pela organizando do evento e desejando a todos uma exitosa participação e acolhida em Pelotas.

Falando em nome da Mútua-RS, a facilitadora Lanna Vanessa Perla relatou mais uma participação da Caixa de Assistência junto ao EESEC. “Estaremos aqui durante todo o encontro com o objetivo de acolher e estar cada vez mais próximos das ECs para contribuir com seu fortalecimento e desenvolvimento. Contem conosco!”

O conselheiro federal pelo RS, Engenheiro Agrônomo Luiz Cláudio Ziulkoski, usou o momento para trazer uma reflexão aos presentes sobre a proporcionalidade de representação das entidades no Plenário do Confea. “Neste momento eleitoral estou como conselheiro e vejo que falta proporcionalidade em nossa representação e no momento de nosso registro em comparação às instituições de ensino. Temos que tentar melhorar e definir melhor nosso tamanho no plenário, pois acredito não está equalizado”, afirmou.

Parabenizando o GT pela construção do encontro “que possibilita agregar conhecimento e experiência”, o coordenador-adjunto Eng. Civ. e Seg. Trab. Alex Gustavo Marques Gobbato manifestou a satisfação em iniciar mais um EESEC. “Desfrutem destes dias para o maior aprendizado possível, pois pensamos numa programação para qualificar as entidades de classe gaúchas”, destacou.

Por fim, o vice-prefeito de Pelotas, Ídemar Barz, enalteceu os profissionais presentes. “Mais que uma reunião, este encontro celebra o comprometimento das entidades da área em darem suas contribuições ao desenvolvimento de nossas comunidades com as habilidades que formam  a base para a construção de um futuro melhor, planejando, inovando e construindo em campos que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

Promovido pelo CREA-RS e o Colégio de Entidades Regionais do Rio Grande do Sul (CDER-RS), em parceria com a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP) e a Associação de Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL), o evento segue até o dia 07 de outubro com debates e palestras técnicas.