Carta do Fórum de Governança Ambiental no RS

Necessidades e situação dos órgãos ligados à questão ambiental estiveram em pauta

O pioneirismo do Rio Grande do Sul na questão ambiental, os entraves atuais e o papel das instituições na busca por soluções relacionadas ao tema estariveram em debate, em agosto, no Fórum de Governança Ambiental. O evento, realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa reuniu parlamentares, autoridades da área, chefes de poderes e representantes da sociedade civil. A promoção foi da Assembleia Legislativa, por meio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, e da Associação Força Verde.
Conforme os organizadores, a legislação estadual sobre o tema antecedeu em muito a legislação nacional e de outros entes da federação. No entanto, essa vantagem não teria se refletido em termos de desenvolvimento sustentável. O objetivo do evento, segundo eles, foi o de promover um debate sobre os anseios da sociedade, a justiça das leis e as necessidades e a situação dos órgãos ligados à questão ambiental.

Dos debates do evento, foi aprovado o documento final, com as propostas do grupo. De acordo com o Eng. Civil Lèlio Luzardi Falcão, que é presidente da Associação Força Verde e secretário de Meio Ambiente e Ecologia da Força Sindical RS, teve destaque o último item, sobre a apreensão com a PEC 227/2008, que propõe a inseção do "Bioma Pampa" na Constituição Federal ao lado dos Biomas Amazonia e Mata Atlântica."Defendemos um amplo debate na região (Bioma Pampa), avaliando todas as implicações (positivas e negativas) no curto e longo prazo e para isto estamos organizando a 7ª Conferencia Internacional do Bioma Pampa, entre 08 e 09 de novembro, em Santana do Livramento", afirmou.

Mais conteúdo: Confira a Carta de Porto Alegre 2013.

Com informações Coletiva.net (http://www.coletiva.net/site/noticia_detalhe.php?idNoticia=50811)