Como liderar e motivar pessoas em 2023?

Inovação é fazer diferente do que sempre foi feito. Créditos: Arquivo CREA-RS

Olhar as pessoas. Este foi o principal conselho do diretor comercial Axis do Brasil, Comercial Axis do Brasil, Thiago Schabbach, palestrante da manhã desta sexta-feira (6), no 22º EESEC, que reúne os representantes das entidades de classe das Engenharias, Agronomia e Geociências em Pelotas até sábado (7). A apresentação contou com a moderação do Eng. Civ. Miguel Medina Junior, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP).

“Hoje a evolução acontece quando focamos nas pessoas e não mais nos processos. Quando tu e tua empresa enxergarem as pessoas, o foco do teu objetivo será mais claro. Se tu focar no processo, tu estanca”, sugeriu aos representantes das entidades de classe, ressaltando que servir é o principal propósito de qualquer entidade ou empresa. “Esta é uma forma de encontrar o propósito a alcançar”, ressaltou.

Frase do ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei em foco
Metas, direção e movimento, trabalho e pensamento, e princípios claros. Estes foram os pilares que, de acordo com Schabbach, devem mover o trabalho de qualquer instituição. “Metas, qual é ela, quantas pessoas tu vais impactar; direção e movimento, a partir da meta tu te move, e a direção é sempre mais importante que a velocidade; trabalho e pensamento, quem não tem direção clara só trabalha, não se movimenta; e, por fim, princípios claros, elemento básico para a tomada de decisões, porque não podemos buscar algo a qualquer custo”, explicou.

Schabbach ressaltou, ainda, que inovar é resolver problemas. Inovação é fazer diferente do que sempre foi feito, não é necessariamente inventar do zero”, destacou. Para ele, “somos valorizados quando resolvemos problemas e não deve ser uma meta não ter problemas, deve ser meta adquirir mais habilidades”, ensinou.

Público atento na palestra desta manhã de sexta

O palestrante também trouxe ao encontro o exemplo de sua empresa, primeira na área de contabilidade do país a conseguir implementar com sucesso a jornada 4/3. “Conseguimos isso com engajamento da equipe seguindo alguns propósitos instituídos na minha empresa que são empatia, integridade, inovação e autorresponsabilidade. Estes são os valores que regem nossa equipe e estrutura de trabalho.”

Por fim, deixou como inspiração uma frase do ex-treinador da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, Bernardo Rocha de Rezende, conhecido por todos como Bernardinho: “Não reclama, não te explica, te apresenta e faz o teu melhor”.