Notícia

Presidente em exercício apresenta as ações aos dirigentes de entidades de classe


O presidente em exercício do CREA-RS, Eng. Civil João Luis Collares, fala sobre as ações. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente em exercício do CREA-RS, Eng. Civil João Luis Collares, falou sobre as ações já realizadas desde que assumiu interinamente o cargo devido ao período eleitoral. “Fui eleito pelo Plenário, que é composto em sua maioria por representantes de entidades. Então, como representante de vocês, venho prestar conta do que já fizemos nestes 45 dias”, iniciou.  

Entre os destaques, eventos que esteve como representante, reuniões internas e externas, em que participou e das visitas a algumas inspetorias do Estado. Com destaque, as ações realizadas para contribuir com a população das mais de 20 cidades do Vale do Taquari que sofreram com as fortes chuvas causadas pela passagem de um ciclone extratropical pelo estado no início do mês de setembro.

"Unindo conhecimento técnico e solidariedade foi criado o Engenharia Solidária, programa que conta com parceiros como as entidades de classe e o Governo do Estado, reunindo profissionais voluntários que estão doando seu tempo e expertise para a produção de laudos das casas e edificações afetadas", explicou.

Segundo Collares, no dia 16 de setembro já estavam em campo 18 voluntários atuando em diferentes cidades atingidas. "Hoje, temos cadastrados mais de 100 profissionais e mais de 50 já realizaram laudos que servirão ao Estado para o cálculo dos estragos. Chegamos na hora certa e isso traz muita satisfação e orgulho, pois estamos emprestando à sociedade aquilo que dominamos, que é o conhecimento técnico”, detalhou.

Falou ainda de outra ação realizada em prol do Vale do Taquari, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o governo estadual aos engenheiros. "A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) Social determina uma taxa reduzida ao valor de R$ 2,00 para os serviços prestados nos 20 municípios que estão em situação de calamidade pública conforme o Decreto Estadual nº 57197/2023", afirmou.

“Em torno de 150 profissionais já utilizaram está modalidade de ART. Sobre os laudos, ainda temos 8 mil a serem feitos, acreditando que até final do mês esse trabalho estará concluído, para dar início ao próximo passo, que é o da reconstrução. Esta é ART que irá usada para todos esses serviços", complementou.

Finalizou, destacando algumas mudanças realizadas no programa de palestras Capacita +, voltadas a aproximar a proposta das entidades de classe. “Estamos com duas funcionárias aqui no evento e no Conselho disponíveis para que vocês passam verificar se capacitações já marcadas contemplam suas entidades", detalhou, sugerindo a proposta de temas para novas palestras.

Representante da Mútua-RS

Espaço Mútua-RS

Uma das apoiadoras do evento, a Mútua-RS - Caixa de Assistência aos Profissionais do CREA-RS esteve presente na programação nesta tarde. A facilitadora Lanna Vanessa Perla apresentou os principais benefícios oferecidos aos associados, como o auxílio pecúnia, seguro de vida e plano de saúde, assim como o apoio oferecido às entidades por meio de patrocínios.

Destacou o aumento da procura pelas entidades neste último ano. Em 2022 foram em torno de R$ 205 mil, para 28 eventos realizados por 20 entidades contempladas. “Neste ano, concedemos 517 mil, com 40 eventos e 26 entidades atendidas. Então, gostaria de convidar as entidades a nos procurar para entender melhor como eles funcionam. Estamos aqui para auxiliá-los”, ressaltou.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: