Notícia

Estudantes buscam regulamentação do Programa Crea Jr/Jovem


Reunião do Fórum Jovem, em Gramado. Créditos: Larry Silva

A participação dos estudantes na programação da 70ª SOEA foi marcada pela entrega da Carta de Reivindicações ao presidente do Confea, Eng. José Tadeu da Silva, durante a Plenária de encerramento do 8° Congresso Nacional de Profissionais, em Gramado. É um manifesto que solicita aprovação das demandas discutidas durante o 8º Fórum Jovem ocorrido na Semana Oficial da Engenharia e Agronomia que visa fortalecer o movimento dos formandos das áreas tecnológicas por todo o país.

O documento, criado por 22 coordenadores regionais, faz um agradecimento especial ao Sistema Confea/Crea e Mútua pela oportunidade dada aos acadêmicos que serão os futuros profissionais de participarem da 70ª SOEA. A proposta ainda reivindica o direito do representante nacional do Crea Jr/Jovem participar das reuniões da comissão organizadora preparatórias da 71ª SOEA  que ocorrerá em Teresina, em agosto de 2014, com ênfase na presença do coordenador do Crea/Jovem da cidade anfitriã do evento. Manifesto na íntegra (parte 1 parte 2)

Outra reivindicação do movimento é que o Sistema Confea/Crea e Mútua aprove a participação de, pelo menos, quatro reuniões em 2014, sendo a primeira durante o Encontro de Lideranças do Sistema e a última durante a 71ª SOEA. O manifesto também pede a participação - com custeio do Confea - de um coordenador regional do Crea Jr/Jovem, com rodízio por Estado, nas plenárias do Colégio de Presidentes, das Entidades Nacionais e do plenário do Confea, ressaltando que a presença do acadêmico propiciará maior imersão no Sistema.

Durante o 8º CNP, os coordenadores se empenharam na busca da aprovação pelos delegados do Congresso das duas propostas que versavam sobre o Programa, obtendo êxito. Foram aprovadas a Proposta Nacional Sistematizada 55, que propõe a previsão de inclusão na Resolução 1013/05 de que seja obrigatória a realização do Fórum Jovem durante as  SOEAs; e a de nº 28, que propõe aperfeiçoar a organização e o funcionamento dos Creas Juniores/Jovens visando à maior participação dos futuros profissionais com a teoria e a prática das profissões integradas ao Sistema Confea/Crea.

Eleição – Em reunião realizada no segundo dia do Fórum, foram eleitos o coordenador e coordenador-adjunto do CREA Junior/Jovem, Saulo Sousa (CREA Jovem AM) e Shatya Ananda Carnielli (CREA Júnior ES), ocuparão os cargos no próximo ano, e acompanharão a tramitação do processo de regulamentação dos Creas Junior/Jovem, sendo o canal de contato entre o Confea e as unidades estaduais.

Entre as metas estão abrir mais espaços nos Creas para mostrar os resultados dos programas aos estudantes e profissionais do País. Sobre a regulamentação, a intenção é que o documento seja um facilitador levando o Programa a todos os Estados. Hoje, dos 27 Regionais, 22 já tem estruturados seus Creas Junior/Jovens . “A regulamentação é importante porque oportuniza que o Fórum acadêmico seja parte integrante da Programação da SOEA e também contribui para que os Creas Juniores e Jovens possam administrar os recursos que o Confea repassa e consigam se organizar e se estruturar”, explica Saulo.

Ele destaca que o grupo está se fortalecendo, e que o Fórum deste ano, em especial, foi muito bem organizado e divulgado. “Conseguimos em apenas um mês e sem muitos recursos trazer em torno de 300 jovens apenas pelo interesse em participar”, afirmou dizendo que com a regulamentação isso deve se concretizar ainda mais.

Presidenta do CREA Junior do Espírito Santo, Shatya Ananda Carnielli, estudante de Engenharia Civil, afirmou que os representantes do Creas Junior/Jovem já estão se organizando para a realização do 9°Fórum Jovem, em Teresina/PI, para que a participação seja  ainda maior. Segundo a estudante, esta SOEA foi o momento propício para os  participantes dos Fórum ficarem cientes do que acontece no Sistema. “É interessante que desde o início da faculdade os estudantes possam se familiarizar com os Creas e Confea, porque daqui há alguns anos poderão ser eles os representantes das diversas categorias profissionais vinculadas ao Sistema. E é uma pena que nem todos os acadêmicos tenham tido oportunidade de estar presentes”, arrematou.

9ª Fórum Jovem - Capacitar os jovens para as questões relacionadas ao mercado de trabalho é um dos objetivos dos jovens que organizarão a próxima edição do Fórum, no Piauí. O representante na região, Ary Santana (Engenharia Elétrica) destaca que a expectativa é de um encontro maior e já com os Creas Junior/Jovem sob a evidência uma legislação. “Com fé em Deus, com a regulamentação o Fórum Jovem já poderá contar como um evento técnico da agenda oficial do Sistema Confea/Crea, agora contemplando os futuros profissionais, para discutir, aprender e aumentar a gama de idéias e de participação do CREA Junior”, afirmou.

Com um histórico de representatividade nas esferas estudantis do Piauí, o anfitrião da nona edição do Fórum, que há um ano e meio é presidente do Programa no Estado, ingressou no grupo visando o enriquecimento profissional e, recebendo o evento, espera espargir esse conhecimento no meio acadêmico. Ele afirma que, quando soube que o CREA-PI iria sediar a próxima Semana, contatou os presidentes do Regional, Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, e do Clube de Engenharia, Sandro Antonio da Cunha Souza, fundador do Crea Jovem no Estado, em busca de apoio. “Em 2006 foi ele quem viu no estado de Minas Gerais o Programa CREA Junior e o trouxe e desde então é nosso padrinho”, explica. “Os dois presidentes ficaram muito satisfeitos com a idéia e querem fazer dessa Soea uma das maiores”, concluiu.

Equipes de Comunicação CREA-RS e CREA-AL

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: