CEGM realiza visitas técnicas em Caçapava do Sul

Objetivo principal maior aproximação dos conselheiros com os polos mineradores do estado. Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre os dias 4 e 6 de outubro, Caçapava do Sul foi o destino das visitas técnicas promovidas pelo CREA-RS através do programa da Câmara Especializada em Geologia e Engenharia de Minas (CEGM). Essas visitas têm como objetivo principal a aproximação dos conselheiros com os polos mineradores do estado, proporcionando a oportunidade de conhecer as operações de extração mineral, entender as realidades de cada setor e valorizar as empresas e profissionais registrados no conselho.

A CEGM, ciente da importância de adequar as normas de fiscalização à realidade de cada região e tipo de minério, utiliza as visitas técnicas como uma oportunidade para avaliar a eficácia dessas normas e identificar possíveis melhorias. É o que explica a coordenadora da Câmara, Eng. Minas Janaína Cerutti Munaretti: “a visita técnica nas extrações ainda permite aos conselheiros uma experiência prática da atividade e interação com os trabalhadores, proprietários das empresas, além do corpo técnico, formando conhecimento para que ao fazer relatos de processos possam tomar decisões com base na realidade de cada região”.

Valorização de empresas e profissionais

Nas atividades externas da CEGM em Caçapava do Sul, ocorreram visitas às empresas Monego Mineração Ltda, Dagoberto Barcellos S.A.  e Inducal - Indústria de Calcários Caçapava, que produzem calcário para corretivo de solo e ração animal, além de outros usos.

O supervisor de mineração da Dagoberto Barcellos, Lucas Tolfo, ressalta os impactos positivos trazidos pela visita recebida: “foi possível demonstrar as etapas do processo produtivo de extração de calcário até o seu beneficiamento e comercialização, trazendo grande impacto positivo com a troca de conhecimento, informações e sugestões entre ambos”, afirma.

A Unipampa também foi visitada

A Engenheira de Segurança do Trabalho da Monego Mineração Ltda, Flávia Sapper da Rosa, também ressaltou os benefícios das trocas de ideias e sugestões:

“Os membros do CREA-RS esclareceram dúvidas de maneira transparente e precisa. Recebemos algumas recomendações construtivas para aprimorar ainda mais nossos padrões de segurança e eficiência operacional. Agradecemos a oportunidade de receber a visita e reforçamos nosso compromisso com a excelência técnica e o cumprimento rigoroso das normativas vigentes na área de engenharia e agronomia”, diz.

Além das visitas técnicas, durante a estadia no município, ocorreu também a reunião ordinária da CEGM, na qual foram discutidos assuntos pertinentes à área, e uma produtiva conversa com alunos da Unipampa, dos cursos de Geologia e Engenharia de Minas, promovendo a troca de conhecimento e a aproximação entre futuros profissionais e o órgão regulador.

Além de conselheiros e integrantes da Especializada, participaram o gerente de Fiscalização, Sidnei Machado; o coordenador da Câmara de Segurança do Trabalho, Eng. Seg. Trab. Nelson Burille.