Sessão Plenária aprova mais de 15 processos e relatórios de Comissões

Presidente em exercício fez um relatório dos meses de gestão. Créditos: Arquivo CREA-RS

Ne sexta (20), o CREA-RS promoveu a 1.845 Plenária no Centro de Saúde da UFRGS, no formato híbrido, reunindo no total cerca de 90 conselheiros.

Após a aprovação por unanimidade da pauta, o presidente em exercício, Eng. Civil João Collares, apresentou um relatório de suas ações neste tempo à frente do CREA-RS. Destacou os Capacita + e o Engenharia em 2023, além da Engenharia Solidária, com aumento dos cursos e palestras. “Mais cursos virão em parceria com as entidades de classe”, apontou.

Além disso, detalhou o projeto da Engenharia Solidária. “Nossos voluntários estão preparando os relatórios. Está terminando a primeira etapa. Na próxima, será a reconstrução das casas atingidas”, ressaltou.

Coordenador da Comissão de Tomada de Contas,  Eng. Eletr. Fernando Luiz Carvalho da Silva

Lembrou ainda da realização do Seminário das Inspetorias, que ocorrerá em Torres, de 25 a 28 de outubro. “Outro fórum importante do CREA-RS para discutir as questões do Sistema Confea/Crea e Mútua”, destacou.

Na sequência o coordenador da Comissão de Tomadas de Contas, Eng. Eletr. Fernando Luiz Carvalho da Silva, apresentou a terceira reformulação orçamentária do CREA-RS para 2023, além do Relatório referentes aos balancetes orçamentários relativos a julho de 2023 e agosto de 2023. Todos foram aprovados pelos conselheiros.

Grupo de Trabalho para Normatização e Fiscalização de Barragens no Estado do Rio Grande do Sul é apresentado

O presidente em exercício levou ao conhecimento do Plenário também a formação de um Grupo de Trabalho para Normatização e Fiscalização de Barragens no Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é rever definições/terminologia de barragem como um todo. Além disso, redigir uma nota técnica situando as necessidades de diferentes projetos, obras e monitoramento para diferentes tipos de barragem, entre outros.

De acordo com o coordenador do novo GT, Geólogo Adelir Strieder, conselheiro da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas, o Grupo já havia sido formado em 2019, mas com a pandemia foi paralisada. “Hoje somos obrigados a definir a responsabilização no âmbito das atividades da Engenharia em toda a cadeia de fiscalização, desde a elaboração de TDRs, contratação de projetos, construção, operação, manutenção e atuação de todos os órgãos fiscalizadores. Em todos os itens devem se relacionar as obras e atividades de engenharia com grandes impactos considerando a segurança da sociedade”, destacou.

O GT contará com a participação de integrantes de todas as Câmaras Especializadas.

Cerca de 75 processos foram analisados pela CAPR

Em seguida, a coordenadora da Comissão de Análise de Processos de Recursos do Plenário (CAPr), também diretora administrativa, Eng. Quím. Roselaine Mignone, colocou em discussão e votação o relatório da 4ª Reunião da CAPR, no exercício de 2023.

“Conforme acordado no início dos trabalhos da Comissão, deliberamos pelo relato individualizado dos processos que tenham maior complexibilidade e fatos que necessitem uma ampla discussão, para que eles fossem debatidos individualmente por todos os membros da Comissão. Assim, foram relatados pela 75 processos”, relatou, resultando:

• 3 processos por autuação exercício ilegal PF
  • 10 por autuação exercício ilegal PJ
  • 23 por autuação empresa sem registro
  • 8 autuação empresa sem responsável técnico
  • 1 autuação p/ não pagamento do salário mínimo profissional
  • 2 autuação não fornecimento de informações a fiscalização da Lei 5.194/66
  • 22 autuação falta de ART
  • 1 falta atribuição
  • 4 autuação para profissional sem visto
  • Sessão Plenária ocorreu no formato híbrido

Também foram aprovados mais de 15 processos, após o seu relato pelos conselheiros, além da aprovação do cadastro do curso de Tecnologia em Design de Interiores da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A Sessão Plenária foi transmitida ao vivo pelo canal do You Tube do CREA-RS.