Notícia

CREA-RS acompanha lançamento de estratégias do ProClima 2050


ProClima 2050 é lançado pelo Governo do Estado . Créditos: Arquivo CREA-RS

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou nesta segunda-feira, 23, as estratégias para enfrentamento das mudanças climáticas e o CREA-RS participou deste ato representado pelo coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Matheus Piato. No evento, realizado na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite assinou o contrato para estruturação de governança climática e a apresentou o comitê permanente com órgãos do governo e entidades da sociedade civil.

Para o Eng. Agr. Matheus Piato as estratégias apresentadas têm relação direta com a atividade técnica de profissionais do sistema. “Dentro da proposta do ProClima 2050, é o profissional legalmente habilitado que vai auxiliar neste processo. Ele está inserido neste contexto de regulamentação das atividades, em especial com a questão da emissão de gases de efeito estufa, das novas tecnologias para minimizar o impacto ambiental, entre outras. E o CREA-RS, enquanto Conselho fiscalizador, ao agir de forma orientativa e corretiva, vai proporcionar que a sociedade seja resguardada e que a agenda ProClima 2050 possa atingir o seu resultado de forma correta, com excelência”, afirmou Piato.


Além de apresentar as propostas do Governo do Estado, o governador Eduardo Leite anunciou a formação do Gabinete de Crise Climática, que será composto por representantes governamentais, da sociedade civil e da área científica. “Vamos ter que conviver com essas mudanças e estamos estabelecendo, além de termos junto à secretaria do Meio Ambiente, a criação de comitês que irão estruturar ferramentas, tecnologias e estudos relacionados a enfrentamento, adaptação e resiliência. Com monitoramento constante e ações de resposta rápidas a proposta é conter e lidar com as situações climáticas adversas”, explicou Leite.

O ProClima 2050 é um conjunto de estratégias elaboradas pelo Governo para reduzir o impacto das mudanças climáticas sobre a população gaúcha, bem como promover a mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kaufmann, apresentou os pilares da estratégia e o detalhamento das iniciativas. “Falamos muito em redução e mitigação, mas nos últimos anos temos falado especialmente em adaptação e resiliência. Hoje reafirmamos o nosso compromisso de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e a neutralização deles até 2050. E ainda temos como objetivos a transição energetica e a educação ambiental e conscientização”, destacou Marjorie.
Os compromissos estão disponíveis no site proclima2050.rs.gov.br.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: