CREA-RS debate ensino à distância em reunião do Fórum dos Conselhos

Encontro faz parte da agenda mensal do Fórum . Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta terça-feira, 31, o presidente em exercício do CREA-RS, Eng. Civil João Luis Collares Machado, participou da reunião do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas no Galpão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS). O grupo é formado por representantes de conselhos profissionais.

Em destaque, foram tratadas as pendências para efetivar o Fórum como associação civil e os pareceres dos presentes sobre a Educação Profissional e a modalidade de Educação à Distância (EAD) em suas áreas específicas.

Entre as diversas manifestações, Collares ressaltou o Projeto de Lei n. 1.171/2019, que trata da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e, junto a outros Conselhos Profissionais, proíbe uso da EAD em áreas como Engenharia, Arquitetura e Saúde. “Nós temos posicionamento contrário ao EAD na forma como está se apresentando e apostamos no avanço desse PL, que está aguardando parecer do relator na comissão de educação. Usar essa metodologia para formação de profissionais não é a melhor solução, não vai melhorar a Engenharia no país, vai nos deixar mais frágeis na formação e penalizar a sociedade”, afirmou Collares.

Também foram debatidas pautas como a organização do 12º Seminário de Fiscalização, previsto para o dia 29 de novembro, que terá como tema o uso da Inteligência Artificial nas fiscalizações, a indicação do novo coordenador do Grupo de Assessores Jurídicos do Fórum e a atualização de representantes dos Conselhos que realizaram suas Eleições.