Eng. Amb. Nanci Walter é reeleita presidente do CREA-RS para o triênio 2024/2026

Eng. Ambiental Nanci Walter presidente reeleita do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Sexta-feira, dia 17 de novembro, ficará marcada pelo dia em que o Sistema Confea/Crea e Mútua realizou um dos maiores processos eleitorais e tudo pela internet.

Comissão Eleitoral Regional acompanhou de perto todo o processo

Pela primeira vez em forma on-line, 141.784 profissionais de todo o país tiveram a oportunidade de exercer seu direito de voto por meio de dispositivos como celular, tablet ou computador, utilizando o site www.votaconfea.com.br. Ao todo foram 88 cargos escolhidos pela internet em todo o Brasil. Houve um aumento de 128% de eleitores com relação a 2020, quando as eleições foram presenciais.

No Rio Grande do Sul, 3.590 profissionais, de um total de 7.190, reelegeram a Engenheira Ambiental Nanci Walter para a Presidência do CREA-RS por mais três anos. Engenheira Ambiental, formada pela Ulbra/2001, com experiência na área ambiental da construção civil, Nanci Walter conhece bem o funcionamento do Sistema Confea/Crea. Além de ser a atual presidente, já atuou como conselheira suplente na Câmara Especializada da Engenharia Civil, coordenadora das Inspetorias do Conselho e inspetora-chefe da Inspetoria de Esteio do CREA-RS.

Para a Mútua-RS, foram eleitos a Eng. Agrônoma Andréa Brondani da Rocha, com 4.050 votos, como diretora-geral; e o Eng. Civil Gilmar Piovesan, com 5.578 votos, como diretor administrativo. O diretor financeiro para a Caixa de Assistência será eleito no plenário do CREA-RS, com votação entre os conselheiros, em Sessão Plenária no dia 24 de novembro.

Número de votantes dobrou com relação a 2020

O resultado do número de votantes já representa mais que o dobro dos eleitores das últimas eleições, comprovando o sucesso do formato, que ocorreu de uma forma democrática e sem intercorrências.

Acompanhada de perto pela Comissão Eleitoral Regional, todo o processo no Estado não teve intercorrências. Além disso, no site www.votaconfea.com.br, além de votar, os profissionais contaram com chat para tirar dúvidas e até mesmo um 0800. Os integrantes da CER-RS comemoraram ainda a votação recorde de participação de eleitores com relação a 2020. "O que aumenta a representatividade do nosso Conselho", saudou o coordenador, Eng. Quím. Marino Greco.

Resultado final para presidente do CREA-RS

O resultado começou a ser anunciado ao final das eleições, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Confea, sendo divulgada pelo coordenador da Comissão Eleitoral Federal, eng. civ. Daltro Pereira.

Eleição para diretoria geral da Mútua-Rs

Antes de apresentar os números, o coordenador falou de dados importantes, como os recursos investidos nas eleições. “Tivemos uma economia de 80% nos valores. Além disso, o curso per capita do voto em 2020 foi de R$ 57,73. Neste ano, R$ 4,97”, ressaltou.

Resultado para diretoria administrativa da Mútua

Na sequência, todos os Creas ficaram sabendo do resultado de seus Estados.

Clique aqui e veja o mapa de apuração.