Notícia

No Mapa Econômico do RS, presidente do Crea-RS defende crescimento sustentável


Evento na Fiergs encerrou série inédita que abordou situação econômica nas regiões. Créditos: Arquivo CREA-RS

Debater os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul foi o objetivo do quinto e último evento do Mapa Econômico do RS de 2023, promovido pelo Jornal do Comércio. O encontro aconteceu na Fiergs, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (20), e reuniu três painelistas: o gerente de relações institucionais da Braskem, Daniel Fleischer, o diretor do grupo de política industrial da Fiergs, Hernane Cauduro, e o presidente do Sistema Unimed Federação, Nilson May.

A primeira mulher a assumir a Presidência do CREA-RS, a Eng. Ambiental Nanci Walter, esteve presente no último evento do Mapa Econômico do Rio Grande do Sul.

No encontro, ela defendeu um crescimento sustentável para o Estado. "Todos estão estupefatos com a mudança climática. Nós precisamos olhar para o nosso solo. Como está o adensamento? Como está a drenagem urbana? Olhar de forma regional é a chave", ponderou. Walter ainda destacou a importância de se ter dados sólidos sobre o desenvolvimento no Rio Grande do Sul. "É um mapeamento magnífico, não tem como investir sem ter essas informações, não tem como tomar decisões", afirmou.

Ela fez referência às cheias do Vale do Taquari e, mais recentemente, também a do Vale do Caí, onde a chuva provocou a maior enchente da história de São Sebastião do Caí em 148 anos, segundo a Defesa Civil do município. "Não existe crescimento econômico e ambiental sem que as nossas profissões estejam alinhadas com esse propósito. Nós, que trabalhamos na construção civil, temos que usar as informações a nosso favor", enfatizou.

O CREA-RS tem 89 anos de existência e é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, de nível superior.

Fonte: Jornal do Comércio

 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: