Notícia

Mulheres que fazem pela Engenharia do Estado participam de reunião da Sergs


Lideranças femininas marcam presença em reunião mensal da Sergs. Créditos: Arquivo CREA-RS

A transversalidade feminina em decisões políticas do Rio Grande do Sul foi o tema da reunião-almoço mensal da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), nesta quarta (22). Mulheres que se destacam na Engenharia se fizeram presentes ao evento, Nanci Walter, Marjorie Kauffman e Daniela Cardeal conduzido pelo Eng. Walter Lídio, presidente da entidade.

Durante sua fala, Marjorie Kauffmann destacou os principais projetos do Estado na área ambiental, dando oportunidade para que os participantes da reunião-almoço debatessem sobre os impactos que estão sendo sofridos com as condições climáticas desde setembro. A secretária tem graduação em Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates. Doutora em Geociências pela Unicamp, realizou estágio pós-doutoral no Centro Universitário Univates. Trabalhou em projetos na área de infraestrutura, como estradas, pontes e usinas hidrelétricas, e foi diretora da Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado (2017 a 2018). Entre 2019 e 2022, foi diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).  

Reeleita à presidência do CREA-RS, Nanci Walter agradeceu a confiança e explanou sobre os projetos da gestão e as ações que irão fortalecer institucionalmente o CREA-RS pelos próximos três anos. Antes de ocupar a presidência do CREA-RS, Nanci já  passou pelas funções de inspetora-chefe da Inspetoria de Esteio, conselheira suplente na Câmara Especializada da Engenharia Civil e coordenadora das Inspetorias do Conselho.

Também participa do evento a Eng. Agr. Andréa Brondani da Rocha, atual conselheira federal no Confea, eleita diretora geral da Mútua RS - Caixa de Assistência Profissional do CREA-RS. Nasceu em Santa Maria (RS), especialista em Direito Ambiental Internacional (UFRGS), com Mestrado em Fitotecnia (UFRGS), Doutorado em Fisiologia Vegetal (Unicamp) e Pós-Doutorado em Fitopatologia e Bioquímica (Michigan State University, USA). Iniciou suas atividades junto ao CREA-RS como membro de Comissão Especializada de Agronomia (2012 e 2013), inspetora-tesoureira (2015-2016) e inspetora-chefe da Inspetoria do Conselho em Santa Cruz do Sul (2016-2018). Foi eleita Coordenadora Titular do Colégio de Entidades Regionais – CDER-RS (gestão 2018-2020) e coordenadora nacional das Entidades de Classe Precursoras no Confea em duas ocasiões.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: