Notícia

CREA-RS está à disposição da população e órgãos públicos para suporte técnico sobre o desabamento em Gramado


Edifício Ana Carolina que estava interditado desabou nesta quinta. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Rio Grande do Sul enfrenta, desde o início de setembro, uma forte temporada de chuvas. Além de enchentes, os temporais que atingiram todo o estado continuam impactando cidades e regiões com deslizamentos de terra e movimentações de solo, como o que está acontecendo em Gramado.

O edifício Ana Carolina que estava interditado, após ter sua estrutura comprometida pelas fortes chuvas, desabou na madrugada desta quinta-feira (23), por volta das 5h40.

A fiscalização do CREA-RS esteve no local, no dia 21 de novembro, e verificou as ARTs dos responsáveis pelos serviços técnicos.

O Conselho gaúcho respondeu a denúncia da 1ª Vara Judicial da Comarca de Gramado para verificar sobre o cometimento de infração às normas técnicas. Após avaliação, a Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura do CREA-RS manifestou-se afirmando que os profissionais tinham habilitação para as atividades técnicas específicas. Sugeriu, no entanto, que fosse feito um estudo geotécnico aprofundado considerando que os danos podiam ter decorrido de uma movimentação de solo. Também foi recomendada uma análise geral das fundações empregadas na obra de um modo geral.

O CREA-RS acompanha e aguarda o resultado do trabalho técnico que vem sendo desenvolvido com afinco pelos profissionais do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) para atuar junto à prefeitura de Gramado sobre as responsabilidades técnicas.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: