Conselho presente em ato de entrega da Medalha Legislativa à AEROMOT

No dia 18 de dezembro, a AEROMOT, empresa de tecnologia aeronáutica, foi homenageada com a concessão da medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no Memorial do Legislativo, em Porto Alegre. O CREA-RS esteve presente representando pelo assessor parlamentar Emerson Correa da Silva.

A instituição, que atualmente está em andamento com um projeto de implantação de uma fábrica de aeronaves no município de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, foi indicada para a honraria pelo deputado estadual Marcus Vinícius (PP).

Existe um protocolo de intenções em vigor entre a empresa e o governo do estado para viabilizar a instalação do centro de montagem de aviões. A unidade industrial está orçada em R$ 300 milhões e deverá gerar aproximadamente 1,3 mil empregos, sendo 500 diretos e 800 indiretos. O Estado também cedeu uma área de 250 hectares em Guaíba para a realização do projeto. Segundo Marcus Vinícius, a empresa simboliza o desenvolvimento do Estado, especialmente da Metade Sul. "Esta é uma homenagem dos deputados a uma instituição que investe em nosso Estado, em nossa gente, e que contribuirá para o protagonismo da Região Sul do estado. Mais do que investimento, é desenvolvimento. E vamos valorizar isso", destacou.

A Aeromot (Aeronaves e Motores S/A) é a distribuidora exclusiva, no Brasil, e mantém o centro de serviços autorizados da Diamond Aircraft, fabricante de vários tipos de aeronaves. Atualmente, a Diamond possui sede na Áustria e instalações no Canadá e na China. Conforme ressaltado pelo presidente da Aeromot, Guilherme Cunha, em uma reunião com governador, secretários e deputados, as obras devem iniciar no início de 2024, e a primeira aeronave está prevista para ser concluída até o final do mesmo ano. "Esta unidade irá tornar o Rio Grande do Sul referência no Brasil, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o Estado e para Guaíba", enfatizou na ocasião.