Notícia

CREA-RS participa de seminário sobre o Bioma Pampa na Alergs


Créditos: Arquivo CREA-RS

Na segunda-feira (18/12), os deputados estaduais Jeferson Fernandes (PT), Miguel Rossetto (PT) e Matheus Gomes (PSol) promoveram um seminário para debater os usos sustentáveis do Bioma Pampa Gaúcho, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O Conselho esteve representando pelo assessor parlamentar Emerson Correa da Silva.

No encontro, foram debatidos os usos sustentáveis do Bioma Pampa, especialmente em razão de ser este um dos que mais perde área para a monocultura. “Trata-se do bioma que mais perde mata nativa atualmente. São 100 mil hectares/ano para lavouras de soja e de eucalipto”, detalhou Jeferson.

Preocupados com esse fato, os deputados apresentaram o Projeto de Lei 237/2023, que trata da preservação, conservação, proteção, regeneração e uso sustentável do Bioma Pampa. “Hoje, podemos comemorar a queda no desmatamento da Amazônia porque temos ações contundentes e políticas específicas para este bioma. Com essa lei, queremos proteger o Pampa, que representa 68% do território gaúcho. É urgente uma atuação específica também para o Pampa”, frisou Rossetto, lembrando que a preservação e o manejo sustentável desse Bioma favorecem ainda a economia, porque o mundo hoje valoriza produtos com selo verde.

O Seminário contou com palestras do pesquisador da Embrapa Clima Temperado e da Rede Sul de Restauração Ecológica, Ernestino Guarino. Ele tratou da conservação dos ecossistemas e da importância da conservação de remanescentes de vegetação natural; também foi painelista Vera Collares, representando a Associação pela Grandeza e União de Palmas, Agrupa, que discorreu sobre a lida campeira no Pampa, patrimônio imaterial do IPHAN, e sobre atividades de preservação na Bacia do Camaquã.

Pelo movimento Coalizão do Pampa, Luiza Chomenko abordou a produção agropecuária e a conservação da biodiversidade, além do Programa RS Biodiversidade. Por fim, o pesquisador em Antropologia, Vagner Barreto, falou sobre o Inventário Nacional de Referências Culturais - Lida Campeira nos Campos Dobrados do Alto Camaquã.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: