Demolição do Esqueletão é pauta de reunião entre o CREA-RS e a Prefeitura de Porto Alegre

Fiscalização em reunião com o secretário de obras. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na segunda-feira, 8, às 9h, no Paço Municipal, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, assina a ordem de início para as obras de demolição do edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) coordenará os trabalhos, que devem demorar quatro meses e estão orçados em 3,79 milhões de reais. A empresa responsável pelo serviço será a FBI, contratada via dispensa de licitação.

Na tarde de quinta (04), o gerente de Fiscalização do CREA-RS, eng. Plást. Sidnei Machado, e a chefe de Núcleo do CREA-RS, Alessandra Borges, participaram de uma reunião com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), André Flores, e o diretor de obras, Eng. Civil e Seg. Trab. José Carlos Keim, sobre as etapas do processo para demolir a edificação, abandonada desde a década de 1950 no Centro Histórico.

O secretário falou sobre a necessidade da demolição, considerando as sete décadas que o prédio existe com 19 pavimentos e 13 mil metros quadrados. “De acordo com o laudo, o prédio corre o risco de colapso, por isto o prefeito entende que urgente a resolução”, destacou,  destacando as empresas que foram contratadas para o processo que será por demolição mista.