
CREA-RS e CEEE-D firmam troca de informações de obras em 72 municípios gaúchos
Convênio inédito firmado entre CREA-RS e CEEE-D. Créditos: Arquivo CREA-RS
A troca de informações recíprocas sobre as obras existentes nos 72 municípios da área de concessão da CEEE-D, a fim de auxiliar na identificação das obras e construções civis que se encontrem irregularmente executadas, sem o devido acompanhamento de responsável técnico e ou sem o devido regular fornecimento de energia elétrica pela Concessionária competente, consiste no objeto do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o Conselho e a Companhia Estadual de Distribuição de Energia na manhã desta segunda-feira (22).
O Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, presidente do CREA-RS, destacou a importância desta parceria que irá trazer segurança e benefício para a sociedade. Um dos signatários do documento, o diretor de Distribuição Guilherme Toledo Barbosa, parabenizou a iniciativa do Departamento de Gestão de Medição e Perdas, representado por Marilene Alberton Machado e Helena Leão, ressaltando que este é o primeiro convênio assinado para esse fim em nível de Brasil. “Servirá de modelo nacional a ser adotado em outros estados”, concluiu. Ainda, segundo a chefe substituta da Divisão, Marilene, as instituições sem custos adicionais passam a a ter contribuições mútuas no combate às fraudes que causam prejuízo a toda a sociedade. Com base no acordado, o fornecimento regular de energia elétrica passará a fazer parte dos itens de controle que, em contrapartida, receberá da CEEE os endereços das unidades consumidoras cadastradas como obras e construções civis.
O Eng. Mec. Joel Fischmann, inspetor-chefe de Porto Alegre, foi um dos incentivadores desta parceria e participou do ato de assinatura do termo.
