Obras da Arena do Grêmio fiscalizadas pelo CREA-RS
CREA-RS fiscaliza obras da Arena do Grêmio. Créditos: Arquivo CREA-RS
Nesta quarta-feira (26) uma equipe do CREA-RS esteve em fiscalização nas obras da Arena do Grêmio, no Bairro Humaitá, em Porto Alegre. Foram recebidos no local pelo presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, e pelos Engenheiros Robledo Moraes, Jacques Antipoff e Vilabaldo Carvalho, ambos da OAS, construtora responsável pelas obras do estádio, assim como de todo o complexo da Arena, que inclui torres de edifícios residências, comerciais, um Shopping Center e um centro de eventos. Além de visitar as obras, foram verificadas todas as documentações relativas aos trabalhos que se encontram em execução no local, totalizando até o momento 120 ART’s, entre a OAS as 85 empresas terceirizadas que estão atuando no canteiro de obras. Trabalham no local 3000 funcionários, sendo 1300 terceirizados e 1700 vinculados diretamente à OAS, que conta com 18 engenheiros em atuação na construção da Arena.
De acordo Eduardo Antoninni, um fato a se destacar é que, apesar da grandeza da obra, até hoje não foi registrado nenhum acidente de trabalho que resultasse em afastamento entre os funcionários, o que levou à Arena a receber na terça-feira (25) o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen, para o Ato Público pelo Trabalho Seguro. “Não houve nenhum acidente grave, então isso é um orgulho para nós”, afirmou Antoninni.
Conforme informou, os prédios residências começam a ser construídos ainda este ano e os demais itens do complexo iniciam as obras no ano que vem. Confirmou a inauguração do estádio para 08 de dezembro, mas ressaltou as dificuldades com a execução das obras viárias do entorno, de responsabilidade da Prefeitura, mas que ainda dependem de liberação de verbas federais para iniciarem. “A primeira que é o perímetro exatamente da Arena, vai ficar pronto até o dia 08, que começa na Voluntários da Pátria e faz essa volta aqui; a segunda fase vai até a AJ Renner, que é o segundo perímetro do empreendimento, está com a verba para chegar na semana que vem, acho que até março, abril fica pronto, mas o mais importante é a drenagem dos veículos que chegam da Rodovia do Parque, e isso ainda não tem verba para fazer, então estamos bem preocupado com o andamento desta etapa”, ressaltou.
ART’s
Até o momento, todos os serviços em execução no local estão regulares perante ao CREA-RS. Na foto, Eng. Capoani, entrega o selo de obra fiscalizada aos Engenheiro da OAS.
Responsável pelos contratos do empreendimento, o Engenheiro Vilabaldo Carvalho relatou que, no decorrer do desenvolvimento do cronograma dos trabalhos, ainda outras empresas serão contratadas, comprometendo-se a encaminhar toda a documentação referente aos novos contratos ao CREA-RS. De acordo com ele, até o momento cerca de 90% da obra já está concluída.
Durante a visita o Eng. Civil Luiz Alcides Capoani concedeu algumas entrevistas, entre elas para a rádio Guaíba, que já foi ao ar nesta manhã, para a TV Bandeirantes, que passará às 18h50, e para a rádio BandNews FM, que pode ser ouvida às 17h. O Assessor da Presidência, Eng. Civil Donário Rodrigues Braga Neto, também conversou com os jornalistas da rádio Guaíba ao final da visita. Participaram, ainda, pela equipe de Fiscalização, o Supervisor Rogério de Oliveira e os Agentes Fiscais Rafael Lima e Fernanda Delavi; da Diretoria o 1° Diretor-Administrativo, Téc. Agrícola Nelmo Vargas; além do o Assessor da Presidência, Eng. Civil Daniel Weindorfer; e do coordenador-adjunto da Câmara de Engenharia Civil, Eng. Civil Nelson Kalil Moussalle.