
Conselheiros discutem em Plenária questões profissionais
Eng. Melvis Barrios Junior preside a Sessão Plenária. Créditos: Arquivo CREA-RS
Com a presença de 86 conselheiros, ocorreu nas dependências do Senge-RS a Plenária nº 1740 do CREA-RS, com uma pauta extensa. Na abertura, o presidente, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, falou sobre a aplicabilidade do regime jurídico único a todos os Conselhos profissionais. “Agora, temos de esperar a Casa Civil e os ministérios do Planejamento e do Trabalho para sabermos como se dará esta transposição. Já solicitamos uma agenda com a Procuradoria Geral da República do Rio Grande do Sul para que nos seja esclarecido o regramento desta decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, que estabelece que a contratação com vínculo empregatício em todos os Conselhos, entre eles, o CREA-RS, a partir da data de 28.05.2015, somente poderá se dar pelo Regime Jurídico Único (RJU)”, explicou.
O representante da Mútua-RS na Plenária, o diretor financeiro da Mútua-RS, Eng. Mecânico e de Seg. Trab. Paulo Deni Farias, destacou a chamada pública da Caixa de Assistência para as entidades de classe que necessitarem de salas para eventos. Comunicou ainda que foi realizada a primeira reunião sobre a criação da Casa da Mútua. “Será um hotel com hospedagem com menor custo para os associados da Mútua-RS, como existe em Brasília”, ressaltou o diretor.
Foram apresentados ainda os relatórios da Renovação do Terço, Convênios das Entidades e Orçamento e Tomada de Contas. O relatório de Orçamento mostrou os efeitos das medidas adotadas na nova gestão para administrar o orçamento de 2015. A Plenária iniciou às 16h30 e encerrou às 19 horas.
A próxima Sessão Plenária acontece em 10 de julho, a partir das 16h30, na sede do Senge-RS, na capital. Aberta à participação da comunidade profissional.
