
Esclarecimento sobre o corte das árvores em frente à sede do CREA-RS

Eng. Cláudia avalia os novos locais para plantio. Créditos: CREA-RS
Durante uma vistoria realizada pela prefeitura na calçada em frente ao CREA-RS, foi constatado o risco iminente de queda de quatro árvores (quatro braquiquitos, espécies exóticas e de madeira mole). Os vegetais apresentavam lesões no tronco e nas raízes, inclinação e infestação por erva-de-passarinho, o que poderiam provocar acidentes, levando em conta o grande fluxo de pedestres e veículos pelo local.
Com esta avaliação e a alteração na faixa de estacionamento que foi transformada em faixa de rodagem, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) realizou a supressão dos vegetais no dia 04 de julho.
Em seu lugar, no entanto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Sustentabilidade (SMAMS) realizará o replantio de espécies nativas. De acordo com a Eng. Agrônoma Cláudia Ruschel, responsável pelo plantio da SMAMS, que esteve na manhã desta quarta (02) no local, será feito o plantio de mudas nativas, em substituição às exóticas retiradas.
“A previsão é de que nos próximos dias seja agendado o replantio das mudas das espécies Guabiroba (Campomanesia xanthocarpa) e Ipê-amarelo (Handroanthus umbellatus) nos canteiros já disponíveis da avenida Ipiranga. Posteriormente, quando da abertura de novos canteiros pelo CREA-RS, programaremos o plantio de duas mudas de Tarumã-preto (Vitex megapotamica), na Rua São Luís, e uma muda de Pitangueira (Eugenia uniflora), na Rua Vitória”, explicou.
