Fórum Mineração de Agregados vai debater mudanças na legislação mineral

Créditos: Arquivo PlayPress

O objetivo do encontro é discutir as recentes mudanças na legislação do setor mineral brasileiro e avaliar seus impactos diretos e indiretos sobre a mineração de agregados no Rio Grande do Sul. O público-alvo é formado por empresários, administradores públicos, consumidores, técnicos de órgãos licenciadores, técnicos de empresas, representantes de instituições de pesquisa, ensino e centros tecnológicos, estudantes e sociedade em geral.

"Escolhemos o tema por ser uma discussão muito atual e presente na vida das empresas. Acreditamos que o conhecimento será o grande diferencial e será uma das ferramentas que a entidade oferece para que todos possam interagir e expor suas ideias diante dessa nova realidade", afirma o presidente do Sindibritas e Agabritas, Pedro Antônio Reginato.

A primeira edição do encontro foi realizada em 2016 com o tema da “Mineração de Agregados como vetor de crescimento da economia do estado do RS”, reunindo mais de 400 pessoas participantes.
O evento é uma realização do Sindicato das Empresas de Mineração de Brita, Areia e Saibro do Rio Grande do Sul (Sindibritas), Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) e Associação Nacional das Entidades de Produtos de Agregados para Construção Civil ( Anepac).

Inscrições:

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através da plataforma Sympla pelo link bit.ly/2GNuhNL.

Cronograma:

Dia 17
13h30 ás 14h00 - Credenciamento
14h00 ás 16h00 - Cerimônia de Abertura com Pronunciamentos de autoridades
16h00 ás 16h30 - Exibição de filme institucional dos patrocinadores ouro.
16h30 – 18h30 – Palestra técnica sobre produção de areia de britagem;
18h30 - Visita da diretoria dos promotores do evento, patrocinadores e convidados aos stands da feira.

Dia 18
08h30 ás 10h00 - Palestra técnica – A visão do setor produtivo sobre as implicações das mudanças na legislação mineral
10h20 ás 10h30 - Exibição de filme institucional dos patrocinadores ouro.
10h20 ás 12h00 - Palestra técnica - A visão do setor governamental sobre as implicações das mudanças na legislação mineral.
12h00 ás 13h30 - Almoço livre
13h30 ás 15h00 - Palestra técnica - A experiência institucional no estabelecimento de critérios técnicos de operação para lavra de agregados no Estado de São Paulo
15h00 às 15:20 – Palestra Técnica - Tributação sobre agregados no RS - Cenário atual e perspectivas:
15h20 ás 15h30 - Exibição de filme institucional dos patrocinadores ouro.
15h30 ás 18h00 - Mesa redonda com debates sobre os impactos das mudanças na legislação.
18:00 - Encerramento

Fonte: Marcelo Matusiak - PlayPress Assessoria