Notícia

Comissão de Especialistas fará análise do Conduto Álvaro Chaves


Primeira reunião da Comissão de Especalistas, em 27 de fevereiro, marca início dos trabalhos. Créditos: Arquivo CREA-RS

Ocorreu, na manhã de quarta-feira (27), o primeiro encontro dos especialistas reunidos pelo CREA-RS para realizar o Parecer Técnico relativo ao Conduto Forçado Álvaro Chaves-Goethe, que, no dia 20 de janeiro, durante um temporal que atingiu Porto Alegre, teve sua estrutura abalada abrindo dois buracos no asfalto na rua Coronel Bordini, próximo à rua Marquês do Pombal. Na reunião foi definido o cronograma de trabalhos do grupo para buscar as causas do acidente, que consistirá de visita técnica ao local, prevista para esta sexta-feira, além de análise dos documentos relativos à construção do conduto, como projetos estruturais e arquitetônicos, diários de obras, e outras informações técnicas que virão no decorrer dos trabalhos. A expectativa é de que o Parecer esteja finalizado em aproximadamente 30 dias.

Compõe o grupo os Engenheiros Civis André Luiz Lopes da Silveira (coordenador), atual Diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas - IPH/UFRGS; Nanci Begnini Giugno (coord. adjunta), Mestre em Plan. Urbano e Regional, trabalhou na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (75 a 2012), diretora do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (2011 a 2012), presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), Conselheira Técnica do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), membro do Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), integrante do Conselho Estadual de Saneamento do Rio Grande do Sul e consultora em saneamento ambiental e planejamento urbano e regional; Fábio Luís Alminhana, gerente do Depto de Engenharia de Edificações da Cientec (Fundação de Ciência e Tecnologia); Ronaldo Bastos Duarte, Ph.D e Consultor Técnico da Empresa Brasileira de Perícias e Avaliações; Emídio Marques Ferreira, ex-professor da PUCRS/Ufrgs/UPF, Consultor Técnico na área de solos e pavimentação e conselheiro do CREA-RS; Eurico Trindade Neves, ex-professor de hidráulica, mecânica dos fluídos e máquinas hidráulicas da UFRGS, ex-professor da PUCRS, diretor geral da Secretaria de Obras Públicas do Estado e ex-secretário (1953-1954) e engenheiro projetista (1943 a 1953); e Rogério Dornelles Maestri, Mestre em Recursos Hídricos, prof. Adjunto da UFRGS. Também acompanharão os trabalhos, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, e o vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni Farias.
 

Ocorreu na sexta-feira a visita técnica de membros da Comissão Especial do CREA-RS ao Conduto Forçado Álvaro Chaves - Goethe, na localização da Av. Benjamin Constant, próxima a esquina da Rua Marques do Pombal, no Bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. Participaram o vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni Farias, e os engenheiros Fábio Luís Alminhana, gerente do Depto de Engenharia de Edificações da Cientec (Fundação de Ciência e Tecnologia), e Rogério Dornelles Maestri, Mestre em Recursos Hídricos, prof. Adjunto da UFRGS, ambos representantes da Comissão. Os engenheiros forma acompanhados por profissionais do DEP e tiveram que descer cerca de seis metros abaixo do solo para alcançar as galerias.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

ASERMAU comemora 40 anos

Imagem de exemplo

CCEGEM articula ações com órgãos públicos para reforçar a fiscalização

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: