Notícia

Dia 20 de setembro é comemorado o Dia dos Engenheiros Químicos


Créditos: Arquivo CREA-RS

O dia 20 de setembro é a data em que se comemora, em todo o Brasil, o Dia do Engenheiro Químico. No Rio Grande do Sul, são 2.080 os profissionais registrados no Conselho. As Engenheiras e os Engenheiros Químicos trabalham com a extração de matérias-primas e com a transformação físico-química de materiais para o desenvolvimento dos mais diversos produtos de nosso dia-a-dia.


Ele pode atuar, por exemplo, no sistema de tratamento de gases e líquidos em uma indústria de fertilizantes, desenvolver novas tecnologias para a produção de pisos cerâmicos, supervisionar o processo produtivo de medicamentos, planejar a construção de uma usina de mineração e muito mais.

O mercado de trabalho para um engenheiro químico é bastante amplo. Isto se deve ao fato do engenheiro químico trabalhar basicamente com processos de industrialização, ou seja, na fabricação de praticamente todo tipo de produto.

O engenheiro químico projeta, constrói e opera plantas industriais. Também desenvolve e supervisiona os processos de fabricação de produtos nas indústrias dos mais diversos tipos, como por exemplo:

    - Alimentícia
    - Farmacêutica
    - De papel e celulose
    - De tintas e vernizes
    - Petroquímica
    - De Biotecnologia
    - De polímeros
    - Cosmética
    - De Materiais de Construção
    - Têxtil
    - De Produtos de Limpeza

 
No Brasil, a profissão é legalizada por meio da Lei Federal nº 5.194, de 24 dezembro de 1966.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Cumprimento de Decisão Liminar

Imagem de exemplo

Nova edição da Conselho em Revista está ar

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: