Notícia

CREA-RS fiscaliza parques Acqua Lokos e Marina Park em Capão da Canoa


Créditos: Arquivo CREA-RS

Mesmo em períodos de pandemia, a alta temporada tem levado a população ao litoral gaúcho, balneários, clubes sociais e parques aquáticos. Buscando garantir a segurança de veranistas e funcionários, o CREA-RS realizou uma fiscalização em dois parques aquáticos do litoral norte. A ação objetiva garantir à sociedade que estes locais tenham responsáveis técnicos habilitados na elaboração dos PPCIs e manutenção de equipamentos.

A fiscalização de parques é rotineira e intensificada na alta temporada 

O supervisor de fiscalização e o agente fiscal de Torres Jucimar Carvalho Godinho visitaram os parques Acqua Lokos e Marina Park, para verificar se os locais estejam com toda a documentação relativa às atividades de engenharia em dia, com profissionais e empresas legalmente habilitados na condução dos serviços técnicos.

Com um fluxo intenso de visitantes na temporada e uma equipe de cerca de 200 trabalhadores, entre diretos e franqueados, no parque aquático Acqua Lokos, em Capão da Canoa, os fiscais realizam as vistorias acompanhados do Engenheiro Civil Bruno Henrique Cardoso e do Engenheiro Mecânico Nerci Cardoso. Também localizado em Capão e contando com uma área de 450 mil m², no Marina Park, a equipe do CREA-RS foi recebida pelo coordenador do parque Daniel Ribeiro Fidélis.

De acordo com o Eng. Cardoso a segurança das instalações é uma preocupação constante do parque. Ele ressalta que diariamente todos os equipamentos passam por checagem de manutenção e revisão de peças e partes, e, de acordo com o diagnóstico é feito o conserto ou substituição preventiva. “Para complementar e garantir uma maior segurança, a engenharia busca sempre encontrar a melhor solução em todos os meios onde atua no parque que vai desde o PPCI, montagem de equipamentos, projetos estruturais, brinquedos mecânicos e diversos outros nichos.”

 

A preocupação também é uma constante no Marina, como explica o coordenador Fidélis. “Nós prezamos muito pela manutenção dos brinquedos, portanto na baixa temporada trabalhamos incansavelmente para garantir a segurança aos nossos usuários, assim por sua vez os fiscais do CREA-RS tem fator fundamental para garantir que e atestar para  que os mesmos encontram-se para pleno usabilidade”, relata citando a importância da fiscalização.

“A fiscalização é garantia de segurança para a sociedade e, com isso, saiba que o lugar onde estão frequentando atende às exigências dos órgãos competentes. A fiscalização do Crea tem papel fundamental para que haja uma cobrança e possam verificar que o parque está respeitando todas normas técnicas”, concorda o Engenheiro Acqua Lokos.

Em ambos os parques, os fiscais deixaram os Termos de Requisição de Documentos e Providências solicitando as cópias das notas fiscais de prestação de serviços, e/ou contratos com as respectivas ARTs que comprovem a responsabilidade técnica pelos serviços relacionados abaixo:

- Laudo Técnico de Instalações Elétricas
- Laudo de Inspeção de Equipamentos
- Laudo Técnico de Estanqueidade das Instalações e Redes de Gás
- Laudo Técnico Populacional
- Projeto e Execução de PPCI
- Manutenção e/ou Instalação de SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas 
- Instalação/ Manutenção de Equipamentos
- Manutenção de compressores
- Inspeção das caldeiras e vasos de pressão
- Limpeza e tratamento das águas das piscinas
- RT pela instalação de dispositivo que evite turbilhamento, enlace ou sucção de cabelos ou membros do corpo pelos ralos da piscina (caso não haja, informar por escrito)

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

CREA-RS fiscaliza 17ª edição da Fecoarti

Imagem de exemplo

Aumento da temperatura pode prejudicar o cafezinho de cada dia

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: