
Cristo Protetor recebe fiscalização do CREA-RS

Créditos: Arquivo CREA-RS
Nesta quinta (15), a agente fiscal Raquel Fortes Rodrigues fiscalizou as obras da construção da estátua de Cristo Protetor, monumento que está sendo construído na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de verificar a responsabilidade técnica de atividades que exigem profissionais do Sistema Confea/Crea.
A estátua de Cristo Protetor é um monumento que representa Jesus Cristo de braços abertos localizada no município de Encantado no Rio Grande do Sul. A estátua está em construção e tem data de entrega programada para até o final de 2021, será a maior estátua de Cristo do Brasil, ultrapassando 4,8 metros a estátua do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, e será a terceira maior do mundo, perdendo apenas para a estátua Cristo de La Paz e Patung Yesus Memberkati ambas fora do Brasil.
A ideia da criação da estátua surgiu da Associação Amigos de Cristo (AAC), que tinha o projeto em mente para homenagear Jesus Cristo e trazer visibilidade para a pequena cidade de Encantado. Os membros se reuniram com o pai e filho Genésio Gomes Moura e Markus Moura, ambos escultores, e planejaram esta enorme obra.
Após discussões sobre o orçamento, a obra de aço e concreto foi avaliada em R$ 2 milhões. As obras já começaram e até o momento existe o "esqueleto" de aço de Jesus, como seus braços e cabeça.
Recebida pelo Engenheiro, a fiscalização do CREA-RS entreguou um Termo de Requisição de Documentos e Providências, solicitando cópias das notas fiscais de serviços, contratos, ART que comprovem a responsabilidade técnica dos seguintes serviços:
- Projeto e instalação do Sistema Limitador de Quedas de Altura - NR18 - item 18.13
- Projeto da instalação da linha de vida - NR-18
- Certificados Trabalho em Altura - NR-35
- Projeto, fabricação e montagem de estruturas metálicas
- Plano de Movimentação de Carga - Içamento estrutura de concreto
- Sondagem
- PGRS
A empresa tem o prazo de 10 dias para apresentar os documentos.
