
Obra da usina fovoltaica em Alegrete recebe fiscalização do CREA-RS

O objetivo da fiscalização foi verificar a responsabilidade técnica e as devidas ARTs dos serviços que exigem profissional habilitado e com registro . Créditos: Arquivo CREA-RS
No dia 19 de agosto, o agente fiscal Nilton Acosta visitou as obras da construção da usina de geração de energia fotovoltaica, em Alegrete, que tem previsão de geração para 2,5 MW.
O objetivo da fiscalização foi verificar a responsabilidade técnica e as devidas ARTs dos serviços que exigem profissional habilitado e com registro no CREA-RS, como execução da geração de energia e instalações elétricas, projeto e execução da terraplenagem e obras civis, montagem de estruturas metálicas, equipamentos mecânicos e eletromecânicos para usina. Foram solicitadas ainda as ARTs do projeto elétrico e da subestação e instalações elétricas.
Também são serviços técnicos de profissionais do Sistema Confea/Crea a condução da instalação elétrica acima de 1.000 v, o ensaio gerador de energia elétrica, a execução da malha de terra - aterramento execução, cablagem para instalação elétrica, execução circuito fechado de TV - CFTV execução rede de telecomunicação execução instalações - elétricas em baixa tensão (1000 v).
A Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar. Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.
